Zack Snyder está seguindo os passos do criador de Star Wars, George Lucas, só que ao contrário, com seu próximo filme, Rebel Moon.
Snyder se tornou um grande nome para o cinema geek desde seus primeiros filmes Madrugada dos Mortos, a adaptação de 300 e Watchmen. Mas, seu polarizador foi O Homem de Aço e Batman vs. Superman, o fazendo ser um dos diretores mais controversos de Hollywood.
Em 2021, com o lançamento do fenômeno global Liga da Justiça de Zack Snyder e Army of the Dead, Zack montou uma história de retorno impressionante. E está, sem dúvida, no auge de sua carreira (e ainda subindo).
Enquanto muitos diretores diferentes fizeram ficção científica e filmes populares, o nome de George Lucas é monolítico. Como criador das franquias Star Wars e Indiana Jones, ele tem sido uma grande força na formação de filmes de sucesso. Além disso, a criação da Lucasfilm, Skywalker Sound e Industrial Light and Magic, significa que seu impacto é sentido por um alto porcentual de filmes lançados anualmente.
Zack Snyder certamente ainda não atingiu esse nível de influência. Mas, sua carreira está começando a se assemelhar a de George Lucas de uma maneira mais indireta.
Snyder e Lucas são incrivelmente semelhantes e completamente diferentes, dependendo do que você compara. Enquanto George Lucas é um nerd de cinema mais tradicional e de fala mansa, Snyder é mais um showman que adora irritar grandes multidões na Comic-Con e se divertiu quebrando a internet com provocações de Snyder Cut nos anos antes de ser lançado.
Ao mesmo tempo, Snyder é um atleta que pode ser visto carregando seus músculos enquanto segura a câmera em muitas fotos de seus filmes. Apesar dessas diferenças, ambos os diretores compartilham inspirações criativas semelhantes, fazem mágica com um orçamento baixo e têm a reputação de trabalhar com o mesmo grupo de colaboradores em quase todos os filmes.
Enquanto a carreira de Zack Snyder está longe de terminar, sua mais nova franquia faz sua própria jornada como diretor parecer uma imagem espelhada de George Lucas.
Zack Snyder e George Lucas odiavam trabalhar com Hollywood Studios
George Lucas investiu o dinheiro que ganhou com Star Wars, para criar a Lucasfilm. Local que ele imaginou como uma empresa que poderia permitir aos cineastas contar histórias sem impedimentos e restrições criativas dos grandes estúdios. Ele esteve em desacordo com o mainstream de Hollywood várias vezes, e até se retirou da DGA, da WGA e da Motion Picture Association, devido a disputas por não ter créditos de abertura em O Império Contra-Ataca.
A Lucasfilm poderia lhe dar o apoio que George necessitava para continuar a fazer filmes com a maior independência criativa possível. É irônico, então, que Lucas acabou vendendo a Lucasfilm para a Disney, onde mais da metade dos novos filmes teve reescritas e refilmagens significativas. Dois tiveram seus diretores substituídos e muitos outros criativos saíram de projetos, ou tiveram seus deixados eternamente no limbo.
Enquanto isso, Zack Snyder era muito mais amigável com os estúdios no início de sua carreira, nos dias de 300 e Watchmen. Ele diz que o primeiro filme em que realmente sentiu a influência do estúdio foi Sucker Punch. Christopher Nolan ajudou a manter o estúdio longe de Snyder como produtor de O Homem de Aço, mas com Batman vs Superman e especialmente Liga da Justiça, as coisas ficaram mais tensas.
Agora, após o lançamento de Liga da Justiça de Zack Snyder, Snyder tem sido muito mais aberto. O cineasta já disse que o estúdio o “torturou” pela produção de Liga da Justiça. E, até foi ao The Late Show With Stephen Colbert, onde fez alguns comentários cômicos, inclusive dizendo (após um alerta de Colbert) “Chupa, Warner Bros.”
George Lucas e Zack Snyder ambos indignaram os fãs com suas decisões criativas
Uma das coisas que Snyder e Lucas têm em comum é a capacidade de atrair a ira dos fãs. George Lucas criou um fandom tão grande e apaixonado, que suas inesperadas decisões criativas atraíram críticas implacáveis de uma parcela de fãs.
Os únicos filmes de Snyder, que se comparam a essa polarização (embora ainda não cheguem a esse nível) são os filmes da DC. Com O Homem de Aço e Batman vs. Superman: A Origem da Justiça, sendo uma fonte regular de debate para tudo, e claro, o Snyder Cut. Apesar da insistência da WB e DC em se distanciar de Snyder, seus dois primeiros filmes do DCEU ainda eram (e são) tópicos de discussão (para fãs e haters). Que foi impossível silenciar os pedidos pelo Snyder Cut, que acabou sendo lançado na HBO Max.
Ambos diretores estavam interessados em traçar novos territórios e contar novos tipos de histórias. Mas estavam trabalhando com propriedades preciosas e o público investiu nesses mundos e personagens.
No caso de Lucas, era um mundo totalmente criado por ele. Embora, Snyder jogasse com os personagens da DC, que é ainda mais antigo que Star Wars e, com interpretações ainda mais rígidas e enraizadas na mente do público. A recepção pública surgiu na respectiva trilogia controversa de cada diretor.
Rebel Moon de Zack Snyder existe pela mesma razão que Star Wars
A ironia nas comparações entre Snyder e Lucas, é o fato que o novo projeto de Zack é semelhante como foi a criação de Star Wars. George Lucas, originalmente, pretendia fazer um filme de Flash Gordon, mas quando ele não conseguiu os direitos, ele criou Star Wars. Cujo qual foi fortemente inspirado em Flash Gordon. Mas, também tomou notas do livro de Joseph Campbell, O Herói de Mil Faces, Akira Kurosawa, mito arturiano e muito mais. Como tal, Star Wars é tanto uma imitação, quanto algo novo, servindo como um mix de todas histórias que inspiraram Lucas.
Rebel Moon de Zack Snyder tem uma origem, incrivelmente, semelhante ao primeiro Star Wars de Lucas. No início de 2013, foi relatado que Snyder estava se reunindo com a Lucasfilm para potencialmente desenvolver um filme de Star Wars, inspirado nos Sete Samurais de Akira Kurosawa. Como Lucas, Snyder é fortemente influenciado por Kurosawa, Joseph Campbell e o mito arturiano. O projeto morreu por causa da aquisição da Lucasfilm pela Disney. Mas, agora, a história de Snyder para Star Wars está sendo reaproveitada em uma história original de ficção científica para a Netflix. Tal como Lucas, quando queria agregar na franquia de Flash Gordon.
Dado que a carreira de Snyder passou de polarizador de fãs, fazer um filme original de ficção científica/fantasia, depois de não conseguir os direitos de uma franquia famosa. Semelhante ao mesmo arco principal de Lucas, só que ao contrário, será curioso ver onde Snyder chegará.
Antes de Star Wars, George Lucas fez THX-1138 e American Graffiti, que são filmes menores e bem cotados. Enquanto Zack Snyder está procurando fazer Horse Latitudes, que pode ser seu menor filme ainda, embora não seja o estilo de Snyder manter as coisas pequenas.
Então, goste ou não, é interessante, que estamos vendo a jornada de um novo diretor (Zack Snyder), com uma base de fãs tão sólida e uma história similar, de um dos maiores criadores cinematográficos do cinema geek, George Lucas.
Via: ScreenRant
Já conhece o nosso Portal no Twitter?
Entre para o Fandom, acompanhe as novidades e faça parte dos Movimentos pró-Zack Snyder!
Descubra mais sobre Portal Zack Snyder BR
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.