Os super-heróis estão salvando o mundo real também
A razão pela qual filmes de super-heróis podem ser bons para a sociedade: estudo. “Batman vs. Superman” foi foco de uma pesquisa para o The Journal of Psychology, em agosto, que descobriu que filmes de super-heróis podem promover comportamentos pró-sociais — ações que beneficiam outras pessoas ou a sociedade.
Os pesquisadores queriam ver como os filmes, que geralmente são cheios de violência, afetam os espectadores em termos de empatia e raciocínio moral.
Aplicação da Pesquisa
O estudo envolveu dois experimentos, cada um com 200 participantes brasileiros, com divisão em um grupo experimental e um grupo de controle. Aqueles no grupo experimental assistiram a um clipe de 3 minutos e 47 segundos do filme “Batman vs. Superman: A Origem da Justiça” de 2016, em que o Batman de Ben Affleck resgata uma mulher (Martha Kent) capturada por vilões armados.
O grupo de controle, por sua vez, assistiu a um vídeo de formas coloridas, formando vários padrões.
Todos os participantes, então, tiveram que completar uma tarefa de comportamento pró-social, que envolvia distribuir pedaços de chocolate para futuros participantes. A medida de comportamento pró-social foi determinada com base em quantos chocolates eles distribuíam.
Além disso, os níveis de empatia dos participantes foram medidos após assistirem aos vídeos. A escala de empatia tem três tipos:
- Empatia afetiva (compartilhar os sentimentos de outra pessoa);
- Empatia cognitiva (entender os sentimentos de outra pessoa);
- Empatia associativa (relacionar-se com outra pessoa com base em seus sentimentos).
O segundo experimento envolveu justificação moral, onde os participantes tinham que decidir se achavam que o Batman estava justificado ao ser violento no filme.
Resultados da Pesquisa
Os resultados mostraram que os participantes que assistiram à cena de “Batman vs Superman: A Origem da Justiça” apresentaram níveis mais altos de empatia. Eles tiveram a maior empatia associativa, ou seja, se conectaram com o Batman ao ficar violento para salvar alguém.
No entanto, os participantes que assistiram ao clipe do filme não distribuíram significativamente mais chocolates do que os participantes que assistiram ao vídeo das formas coloridas. Ainda assim, o grupo dos super-heróis teve uma pontuação geral mais alta na escala de empatia.
Enquanto isso, o segundo estudo descobriu que o raciocínio moral desempenhou um papel importante nos testes de comportamento pró-social. Os participantes do grupo dos super-heróis consideraram que as ações do Batman eram morais e justificadas, e, assim, estavam mais propensos a fazer coisas para ajudar outras pessoas.
Eventualidades
O estudo apontou algumas falhas nos resultados, como possíveis distrações que podem ter ocorrido enquanto os participantes assistiam aos vídeos.
Também foi mencionado que a distribuição de chocolates foi a única tarefa de comportamento pró-social utilizada no estudo, e que essa tarefa não é o fator determinante para ações pró-sociais no mundo real.
No ano passado, um estudo diferente do International Journal of Research descobriu que filmes de super-heróis têm vários efeitos negativos sobre os espectadores. Isso inclui o aumento da agressão, diminuição da capacidade de atenção, redução das habilidades de pensamento crítico, aumento da ansiedade e do estresse, diminuição da atividade física, sexismo, racismo e mais.
No entanto, este último estudo do The Journal of Psychology, de autoria de Isabella Leandra Silva Santos e Carlos Eduardo Pimentel, mostra que há muito mais pontos positivos em assistir a filmes de super-heróis do que a maioria das pessoas provavelmente percebeu. E que bom que no estudo do qual utilizaram “Batman vs. Superman: A Origem da Justiça”, os resultados foram positivos, pois mostra que esse filme só é odiado no mundo online.
Via: NY Post
Portal Zack Snyder • BR: De fã para fã
Veja mais Críticas exclusivas do Portal! Acompanhe as novidades em nossas Redes Sociais e faça parte do Nosso Grupo!
Descubra mais sobre Portal Zack Snyder BR
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.