Nos últimos dias, reportaram que pessoas estão criando contas alternativas para pontuar o próximo filme da DC, The Flash, com notas baixas, em sua avaliação. Mas, o que isso tem a ver com um site sobre o Zack Snyder? Nada, se não estivessem acusando os fãs do diretor como responsáveis disso.
Vamos voltar no tempo! Lembram como os filmes da DC eram tratados, quando a Warner lançou a ideia de abraçar o universo compartilhado, já dominado por outro estúdio? Não apenas suas notas eram bombardeadas, como os críticos pareciam encomendados para falarem sempre as mesmas coisas superficiais: “o filme é longo demais, escuro demais, sério demais, sem piada, blá blá blá”. Ainda assim, não é porque essas críticas rasas eram em filmes dos quais alguns não simpatizam, que se justificavam. Caso contrário, muitos desses críticos e sites de avaliações não repensariam seus posicionamentos anos após.
Só para exemplificar, o próprio Rotten Tomatoes fez editorais reconhecendo que erraram sobre O Homem de Aço e Batman vs. Superman: A Origem da Justiça, após nove e seis anos de seu lançamento. Todavia, apesar do reconhecimento, isso não impediu que na época a influencia que o site tinha, servisse de régua para ser base de argumento para falarem mal dos filmes de forma supérflua. E veja bem, por certo, em 2013 e 2016, não existia essa de “é fã do Zack ou da DC”. Os fãs da DC, basicamente, se obrigavam a não falar que gostavam dos seus filmes em público, para não virarem alvos. Desde então, houve até uma observação como a crítica era sempre muito dura com a Warner/DC, mesmo quando ela se aproximava do tom que a outra editora “ditava”.
Voltando no Tempo
Ok, querem mais provas? Em 2006, muito antes de se pensar em um universo cinematográfico compartilhado, o filme Superman: O Retorno, foi bombardeado pela crítica. Ao lermos as observações, todos diziam que o herói precisava de uma nova roupagem. Algo moderno. Um Superman para o mundo de hoje. Alguns apontavam que precisávamos de algo mais realístico, próximo a como a sociedade atual reagiria a este herói. Basicamente, eles descreviam o Superman de O Homem de Aço. Muito provável pelo sucesso que Batman Begins fez no ano anterior, a crítica esperava algo semelhante. Afinal, em 2005, o cenário de super heróis não era habitado pela editora vizinha.
Em 2013, chega Henry Cavill com a capa do Superman, uma roupagem exatamente crível ao que os críticos de 2006 queriam. O filme foi massacrado pelos mesmo críticos, que agora diziam que o Azulão deveria seguir os mesmos moldes e tons daquilo que foi apresentado em 2006. Faz sentido para vocês? Pois bem, o cenário, agora, seguia os moldes que o estúdio Marvel colocou numa esteira de produção, em 2008, e perdura até hoje. E parecia ser inadmissível elogiar algo diferente daquilo.
Vocês conseguem entender que esse mecanismo existe muito antes de acharam que a culpa é dessa rinha de “Fãs de Zack Snyder X vErDaDeIrOs FãS dA Dc” ?
Círculo Vicioso
Nunca foi novidade um filme da DC ter baixa avaliação. É claro que, vez ou outra, alguns filmes mantiveram bom desempenho pela crítica. Enquanto isso, na bilheteria, amargavam números muito abaixo dos filmes que foram vistos como ruins em sua avaliação. Entenda: Não é uma avaliação de site, youtuber ou crítico que vai dizer se o filme é bom ou não. É o seu critério, em particular.
É óbvio, e infelizmente, que em meio a essas críticas negativas, alguns fãs (potencialmente radicais) que apenas enxergam o Snyderverse como único caminho que a DC pode e deve tomar nos cinemas, estarão na leva de perfis que darão avaliação negativa a um filme que sequer verão. Assim como ocorreu ao episódio de Os Jovem Titãs em Ação, com a participação especial do diretor Zack Snyder. Para lembrá-los, assim que o episódio especial virou a melhor nota no site IMDb, perfis foram criados para avaliarem negativamente, até a pontuação cair. Pessoas idiotas existem em todo e qualquer lugar. Não é exclusividade de um fandom ou anti-fandom.
Justificando o Ódio
Diante do que trouxe para vocês, aqui, me surpreende que ao ACHAREM que a talvez ‘possível nota baixa’ que The Flash receberá, devido “a vilania orquestrada por todos fãs do Zack Snyder” (contém ironia), já faça estas mesmas pessoas anunciarem o mesmo contra Rebel Moon. Em outras palavras, percebem o círculo vicioso que isso está se tornando? As pessoas pegam algo que eles ACHAM, colocam como verdade e usam como justificativa para continuarem alimentando seu ódio gratuito.
Vou compartilhar mais uma informação com vocês. Em 2021, antecedendo o lançamento de Liga da Justiça de Zack Snyder, o filme foi vazado por um erro técnico da plataforma da HBO Max. Na época, o SnyderCutBR era, apenas, uma página que tentava atualizar os fãs brasileiros da melhor forma possível sobre as novidades do filme. Nesse sentido, vocês se impressionariam com o número de marcações e inbox que recebemos em nossas redes, com pessoas enviando as cenas e imagens do filme vazado, pelo prazer de estragar a experiência que aguardávamos, por anos, para assistir. Nem por isso nos “vingamos” fazendo o mesmo, ou semelhante, para atingir essas pessoas. Isso porque não compactuamos com esta prática. Nós, do Portal.
Obs.: Se algum fã do Zack Snyder concorda com essa atitude e discorda do nosso posicionamento, lembrem-se que não incentivamos tal postura, tampouco temos a capacidade de moldar suas ações. O que podemos fazer, apenas, é dar a nossa opinião a respeito e sugerir reflexões.
Cada um no seu espaço
Não nos sentimos superiores por não fazermos isso, apenas tentamos agir de um modo menos agressivo, diante dessa “briga” generalizada que não levará a lugar nenhum. Essa nossa postura, já levou o Portal e receber hate de pessoas do próprio fandom do Snyder. Assim como muitos ainda descontam no Portal, como se fôssemos o reflexo de fãs radicais que existem por aí. É óbvio que como idealizador do Portal, lamentei o afastamento catastrófico entre Zack e Warner, e como ele decorreu. Fiz parte do movimento desde o início, subindo a tag, até chegar o momento de comemorarmos o tão sonhado lançamento do Snyder Cut. Assumo que gostaria de ver mais desse universo. No entanto, NESTE momento não existe viabilidade de sinal verde para que aconteça, por mais que o Zack e sua equipe tenham demonstrado interesse no Full Circle.
Ademais, Zack está focado em suas obras na Netflix.
Será que podemos viver cada um no seu lugar, sem rotular os outros como responsáveis pelos resultados negativos? Se você não gosta de algo, apenas ignore. Se você gosta de algo, consuma com o seu nicho. Esse texto, inicialmente, seria uma thread no Twitter, mas passou a ser um artigo no site. Não porque quero ditar o que devem fazer, mas senti necessidade de registrar que, diante de tudo, se as pessoas não conseguem entender como funciona a indústria, e que a culpa não é dos fãs, não existe mais “diálogo”, seja com hater ou com radical. O fanatismo virou uma doença, seja para quem ama e seja para quem odeia. E nessa “guerra” da qual nos rotulam de algo que não somos, queremos distância.
Continuaremos fazendo nosso trabalho com informações sobre as obras e produções do Zack Snyder e sua produtora The Stone Quarry. Da mesma forma, também atenderemos aos convites que demais estúdios nos fizerem para conferirmos suas obras. Nosso compromisso é com o Snyder e seus fãs. Pelo menos aqueles que o acompanham para além da DC.
Já conhece o nosso Portal no Twitter?
Entre para o Fandom, acompanhe as novidades e faça parte dos Movimentos pró-Zack Snyder!
Descubra mais sobre Portal Zack Snyder BR
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
7 comentários
Li agora esse artigo,e dou meus parabéns pelas palavras digitadas,pois se trata de uma profunda e sincera de um fã do Snyder se abrindo a outros fãs,fazendo nos lembrar de darmos o respeito mútuo a outras obras e a nós mesmos,já que o nosso fandom precisa ter um pouco da paz.
Sabem,o que acontecer nesse filme ou não,nenhuma memória desse universo a qual amo será apagado,e mesmo demorando o tempo que for,hei de ver a conclusão desse arco.
Por agora,aguardemos ansiosos o universo de Rebel Moon,porque acredito que alcançaremos o sol no tempo certo.
Virar a página? Sim
Esquecer? Jamais!
Mas sem o Snyder eles não tem engajamento, como vão esquecer se o único engajamento que eles tem é falar do Snyder. Kkkkkkk Não estão conseguindo lotar salas, pq não tem como falar do Snyder lá.
Real isso mano, os caras não tiram o nome do zack da boca
E completo:fãs do Snyder (e eu sou fã), curtam os novos trabalhos dele. Esqueçam esse negócio de querer reviver o snyderverse na DC.
É lamentável ter que tentar trazer as pessoas de volta à sanidade e ver que cada vez mais isso tem se tornado menos possível. Que tempos! Parabéns pelo artigo SnyderCutBR
O fato dos “Reais Fãs da DC” já estarem culpando Zack pelo inevitável flop de #TheFlash só mostra que 1) terem sacaneado o plano do Zack foi un erro 2) o trabalho dele segue mais relevante do que nunca 3) o jeito que o DCEU foi lidado após sua saída segue sendo um erro.
E não se enganem: essa desculpa esfarrapada vai seguir adiante entre os “verdadeiros fãs” quando o Gunnverse começar.