Virou comum os espectadores buscarem o final explicado dos filmes que assistiram. No artigo de hoje, vamos explicar a cena final do corte da versão +13, já disponível na Netflix, de Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo. Sobretudo, visaremos um personagem icônico: Jimmy. Com a criação do Rebelverse, o Universo de Rebel Moon, abre-se um leque de opções e histórias para desenvolver. Estou falando de histórias envolvendo cada planeta, lua ou aldeia, ou cada um dos personagens, até então, com pouco desenvolvimento na trama.
Jimmy, por exemplo, é um personagem que merece um bom destaque e um filme só dele. No entanto, neste artigo, vamos explicar algumas coisas que podem ter passado despercebidas. Mas também trarei informações que podem complementar a nossa compreensão da cena final da parte 1 de Rebel Moon.
Nota Importante
Diferente do nosso primeiro artigo de explicações de cenas de Rebel Moon, neste precisarei trazer algumas informações complementares, do Guia Completo de Rebel Moon, da Netflix. Afinal, ninguém merece procurar explicações e dar de cara com narrações íntegras das cenas em questão! Sabendo que a versão +13 tem cortes substanciais, em comparação com a versão +18 do diretor, é compreensível que pequenas informações estejam faltando. Elas não são estupidamente necessárias, no entanto, ajudam muito nessas horas. Mas, fiquem tranquilos, pois avisarei quando as trouxer.
Jimmy
Nossa apresentação se inicia com o próprio Jimmy explicando para o Soldado Aris (Sky Yang), que ele é o robô “JC-1435” da “Mechanicas Militarium”, defensor do Rei Morto. Já por aí, descobrimos uma informação importante. Os Jimmys são máquinas militares, cuja mecânica tecnológica é desenvolvida pelo próprio Império. Seu objetivo inicial era defender o Rei e sua família, mas, por conta do assassinato do rei, agora ele é um faz-tudo, faz serviços pesados, como transportar caixas para a unidade militar de Noble, deixadas para trás em Veldt.
Na sequência, Marcus (Greg Kriek), um dos soldados abusadores de Sam, diz ao seu chefe que os Jimmys “não vão lutar mais”, resultado de “alguma coisa na programação deles”. Por fim, acrescenta que “quando o rei foi assassinado, eles abaixaram as armas e se recusaram a lutar”. No Guia da Netflix, temos algumas informações extras. Em sua definição, consta que o “cavaleiro mecânico errante” que jurou proteger a deposta família real, “está sem propósito e a deriva no mundo”. Assim, os Jimmys vagam e até desaparecem e, às vezes, são reaproveitados pelo Império para trabalho físico e pesado.
Criação dos Jimmys
Embora saibamos que o Jimmy tem “irmãos”, cujo objetivo é similar, originalmente e há séculos, foram criados apenas 12 deles, segundo o Guia. Mais tarde, o número de Jimmys cresceu para milhares. Coincidentemente, ou não, o número 12 tem um significado “divino”. Ele é visto como um número de proteção e equilíbrio espiritual. Temos, então, os 12 trabalhos de Hércules, os 12 cavaleiros da Távola Redonda do Mito Arturiano, o Olimpo dos gregos com 12 deuses principais, os 12 apóstolos ou os 12 orixás principais, cujo 12º representa as transformações, a diversidade e a multiplicidade. No tarô, por exemplo, as ideias de sacrifício, equilíbrio e comprometimento resumem-se no Arcano 12, assim como Jimmy. Em suma, o número 12 pode significar o equilíbrio do ciclo da vida e é frequentemente usado para representar a universalidade, a totalidade do mundo ou da criação divina.
Em Rebel Moon, cuja batalha faz parte do mito da criação cósmica do Mundo-Mãe, as pessoas estão sujeitas a um ciclo interminável de fome, caça e consequências.
Detalhe na Armadura
Além disso, como neste artigo precisamos esmiuçar quem é o Jimmy, para conseguirmos explicar o final, traremos mais uma informação que consta no Guia: sua armadura. Tanto na cena em que Jimmy conversa com Aris, quanto na que conversa com Sam, vemos um ornamento no centro de sua armadura. Nele, temos um símbolo de cálice na parte superior e o símbolo do Império na inferior. Entrelaçando eles, como numa representação de um 8, temos um Würm, e um lobo ao centro. Sobre o cálice, falaremos logo mais e sobre o Império, dispensa comentários.
Significados
No entanto, o lobo cósmico é o símbolo de conexão com a natureza, intuição, proteção e liderança espiritual. Ele representa a necessidade de equilíbrio entre o instinto animal e a sabedoria espiritual, bem como a importância de honrar e respeitar todas as formas de vida. Se, aqui, fizermos alguma relação com o que vimos sobre o número 12, então estamos no caminho certo e fizemos progresso.
Por sua vez, para decifrar o Würm, verme em formato de serpente, temos de nos debruçar em duas vertentes. A primeira versa sobre seus vários significados antagônicos. De um lado, representa a sexualidade, a sensualidade e o mistério. De outro, representa a tentação e a trapaça. Como o significado do cálice se contrapõe ao do Império e ambos são entrelaçados pela serpente, podemos concluir que os significados da serpente se distribuem em proporcionalidade e assimilação. Desta forma, a serpente (Würm) que pode representar a maldade, a desonra, a sede de poder, o massacre e a ganância, quando ligada ao Império, se opõe ao lobo, que tem ligação cósmica com o cálice de Issa. ~ Já chego lá!
Assim, o formato “infinito” nos traz um significado mais amplo, envolvendo um ciclo sem fim. Logo, tem ligação direta ao misticismo, pois significa a ausência de princípio e fim, e um instante de plenitude. Também faz referência à chegada a um destino, onde tudo recomeça. Contudo, historicamente, a figura de uma serpente que devora sua própria cauda, ~ do grego, Ouroboros: οὐρά (oura) significa “cauda” e βόρος (boros) ~ é datada de 1600 a.C., no Egito Antigo. Quando ela aparecia em um formato ‘infinito’, ela representava o equilíbrio dinâmico e rítmico entre dois polos diferentes. Em Rebel Moon, não é diferente.
Profecia da Princesa Issa
Além dessa lealdade à linhagem real, os Jimmys são guarda-costas robóticos construídos para “aguardar vigilantemente o retorno da mítica Princesa Issa”. Neste sentido, temos no Guia, uma informação importante que não vemos no filme. “O retorno dela”. Algumas teorias apontam que Sam possa ser a Issa. Alguns acham que Sam é a menina que cresceu e talvez esteja escondida em Veldt, com a ajuda de Kora. Outras, entendem-na como “o retorno de uma nova profeta”.
Para exemplificar, religiosamente, sabemos que não existe um só profeta ou uma só profecia, e quando uma não se cumpre, outro profeta aparece para que ela tenha o seu destino findado. A título de curiosidade, no Islão, Issa é Jesus, onde simultaneamente além de ser um profeta (nabi), é um mensageiro (rasul). Assim, a missão profética de Issa é concretizada na realização de milagres, tal qual Jesus, no cristianismo e a Princesa Issa, em Rebel Moon. Dessa forma, se a Princesa Issa é a profeta, Sam poderia ser a mensageira, ainda que contradiga a cronologia de que primeiro viria o mensageiro e depois a profeta, mas dada à licença poética, tudo pode acontecer. Assim, Sam seria o retorno da profecia, aquela que traz a pureza de espírito necessária para a restauração da bondade.
O que diz o Guia
A apresentação de Issa assemelha-se ao que o filme nos traz,”chamada de Cálice, Redentor, Salva-vidas – é um ser divino, nascido de carne e osso, que tinha o poder de restaurar a vida”. Enquanto a apresentação de Sam menciona que ela é “uma garota de fazenda cuja força silenciosa e pureza de espírito aceleram o coração de Jimmy”.
Portanto, os fiéis da galáxia e os Jimmys, acreditavam que Issa poderia trazer uma Nova Era de paz e compaixão, depois de tantos anos de guerra.
No mito, ela era chamada de ‘cálice’ ou ‘redentora’. Ela era ‘pueri salvatoris’. E antes mesmo dela nascer, eu e meus irmãos prometemos nos doar por inteiro, com tudo o que habita esta pele de metal, para lutar em nome dela. Então, quando a notícia chegou até nós, em algum campo de batalha distante, de que ela, como dizia a profecia, havia nascido em carne e osso em nosso mundo, eu senti uma profunda afeição pelo universo, e acreditei que ela estava destinada a criar uma nova era de paz e compaixão. E que nos levaria para casa.
Aqui, mais uma vez, nos deparamos com o “cálice” e a “redenção”, que na análise acima concluímos que se opõe ao Império. Na versão +13 da primeira parte do filme, vemos Issa dando vida a um pássaro morto, logo entendemos o significado do divino e da salvação. No entanto, é Sam que desperta um novo propósito para Jimmy.
A importância de Sam
Essa análise, acima, é mais curiosa a partir do momento em que temos a conversa de Sam e Jimmy no riacho. Neste momento, ele pergunta se ela conhece a história do Rei Morto e da Princesa Issa, e ela responde que “nunca ouviu”. Apesar de falar que ela era uma criança salvadora, Jimmy não entrega o que, de fato, Issa fazia. Tratava-se apenas de uma profecia a qual ele e seus irmãos acreditavam.
O que chama atenção, e talvez poucas pessoas tenham percebido, é que logo na sequência, Sam afirma que a Princesa Issa “é mágica”, o que para quem nunca ouviu a história, causa estranheza. No entanto, o mesmo trecho do diálogo nos mostra que, talvez, a análise da profecia, do simbolismo da serpente infinita e até do número 12, não seja tão absurda. Vale lembrar que a conversa se inicia, com Jimmy dizendo que Sam lembra muito a Princesa Issa.
– Eu temo que tenhamos perdido o nosso senso de honra, desde essa traição. Eu receio que a nossa compaixão, nossa bondade, nossa própria alegria, tenha morrido com aquela menina.
– Eu acho que isso vive em você.
Para salvar Sam das garras dos abusadores, Jimmy renuncia ao seu estado passivo, atirando no chefe dos combatentes. Podemos concluir que, ao relacionar Sam a Issa e ao ouvir que a compaixão, a bondade e a alegria que ele temia ter morrido com Issa, vivia nele, Jimmy se desperta para um novo propósito de vida.
Final Explicado
A cena em que Jimmy aparece com uma capa, um cajado e chifres é emblemática e reflete bem suas novas escolhas. Tais adereços contribuem as especulações a respeito de seus significados, mas também abre curiosidade sobre onde os conseguiu. Apesar dessa informação não constar na versão +13, tampouco no Guia, a novelização de Rebel Moon responde a essas perguntas. Contudo, é importante relembrar que a Lua de Veldt se destaca de duas formas de economia. A primeira é o plantio e colheita de trigo, e a segunda é a caça.
Dito isso, na primeira cena da aldeia, Den havia trazido um alce que caçou junto com o irmão de Gunnar. Além dos alces, Veldt também tem cervos na região. Em uma imagem divulgada por Zack Snyder, em sua conta do VERO, Jimmy está olhando para os chifres de um cervo. Logo, é possível que Jimmy tenha pego seu chifre como representação de sua nova fase.
Entretanto, como o código de honra do Jimmy é o mesmo dentre os milhares de irmãos, acreditamos que o seu despertar desencadeie uma reação de outros Jimmys. No mais, o que importa é que com essa mudança em código de conduta, o novo propósito destina-se a mudar o rumo da batalha que se aproxima em Veldt. Assim, podemos esperar um exército de Jimmys lutando ao lado dos novos combatentes que, a julgar pelo trailer de Rebel Moon – Parte 2, estão em pleno treinamento. No entanto, somente saberemos se tais hipóteses estão corretas na versão +18, ou se tivermos acesso à novelização de Rebel Moon. Até lá, são suposições concretas, tendo por base todas as informações do filme, do guia e das mitologias que o envolvem.
Conclusão
Vale lembrar que Gunnar prometeu a colheita ao Almirante Atticus Noble em 9 semanas e que, segundo Kora, após a morte de um Almirante, o protocolo exige que a nave retorne. Como sabemos, Atticus Noble está vivo e, agora, tem a missão de matar todos os rebeldes e levar Kora, com vida, a Balisarius para que ele possa crucificá-la diante do Senado.
De acordo com Zack Snyder, a parte 2 de Rebel Moon trará o desenvolvimento de mais alguns personagens e uma guerra implacável, violenta e sangrenta entre o Império e os rebeldes. Podemos esperar que os Jimmys se juntem aos rebeldes, resta saber como.
O que trouxemos, aqui, são explicações de tudo o que temos até o momento. Quando tivermos a novelização em mãos, quem sabe tragamos mais. Até lá, que tal deixar o seu comentário sobre essa análise e compartilhar com todos os fãs desse novo universo? Se tiver interesse sobre explicações de outras cenas, não deixe de ler a outra análise.
Rebel Moon – Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes estreia na plataforma da Netflix, no dia 19 de abril de 2024.
Portal Zack Snyder • BR: De fã para fã
Acompanhe as novidades em nossas Redes Sociais e faça parte do Nosso Grupo!
Descubra mais sobre Portal Zack Snyder BR
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.