Os cineastas Joe e Anthony Russo (Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato) possuem um podcast intitulado Pizza Film School. Nele, a dupla conduz entrevistas com outros cineastas comendo pizza e conversando sobre seus processos criativos. Surpreendentemente, no retorno da nova temporada, chamaram Zack Snyder para conversarem sobre sua Liga da Justiça.
Além dos Irmãos Russos conversarem sobre como Snyder se tornou cineasta. Zack comentou sobre como a Warner queria um novo tom para Liga da Justiça, sugerindo que a reação do estúdio foi em resposta à recepção negativa que Batman vs. Superman recebeu da crítica, por ser muito sombrio e sem humor.
“O roteiro de Liga da Justiça evoluiu a partir disso”, disse Snyder sobre como o processo de criação e anotações mudou de ordem de modo orgânico, mas que depois houve um desvio para uma digressão sobre o estúdio e suas anotações.
Vou ser honesto com o que aconteceu com a ‘Liga da Justiça’… O roteiro original era muito mais sombrio e estranho, e então ‘Batman Vs. Superman’ saiu, e o estúdio disse: ‘Não é engraçado o suficiente, as pessoas querem filmes mais engraçados, eles querem coisas engraçadas nele.’ Nós voltamos e fizemos um… E iluminou o filme em geral. Eu diria que meu corte de ‘Liga da Justiça’ é uma espécie de meio-termo… Sempre preservei algumas das coisas mais intensas que filmei igual, e que eles, em retrospecto, talvez quisessem de qualquer modo – certificando-se de claro, captar o que estava na página – mas tínhamos esse outro roteiro.
O triângulo amoroso entre Superman/Lois/Bruce
O roteiro original era mais centrado em Lois Lane (Amy Adams), lembrou Snyder. Logo depois, o diretor disse como Lois se tornou uma personagem triangular, tendo interação mais íntima com Batman, durante a morte e ausência do Superman.
Essa informação não é nenhuma novidade, em vista da exposição The Dreamscapes of Zack Snyder’s Justice League: An Exclusive Exhibit que ocorreu no AT&T Discovery District de Dallas, para promover o lançamento de Liga da Justiça de Zack Snyder. Onde foi apresentado os storyboards das ideias descartadas para Liga 2 e 3.
Acho que no roteiro original, Lois e Batman ficaram juntos brevemente, havia toda essa coisa que todo mundo dizia: ‘Oh meu Deus, você não pode fazer isso’ […] Mas Superman está morto e a Lois é uma pessoa realmente incrível. Sua parte na ‘Liga da Justiça’ é realmente pequena. Nós tínhamos escrito, especialmente desde que eu tinha Amy [Adams], e ela é um gênio, eu realmente senti que devíamos nos apoiar em Amy porque ela é uma grande atriz, uma força da natureza. Então, simplesmente adorei a ideia de criar esse tipo de conceito. É como em um filme quando o marido vai para a guerra e ele está morto, e a esposa segue em frente. O marido aparece e ele diz: ‘Eu não estou morto, estou bem.’ Como você lida com isso? Eu realmente gostei desse conceito – já que o Superman pode ser trazido de volta à vida. Então o que aconteceria após isso? A Lois diria: ‘Ainda estou apaixonada pelo Superman’, mas nesse ponto, Batman já havia se apaixonado por Lois.
Assim, como já dito em 2021, Snyder admitiu novamente que a ideia caiu logo cedo. E que a partir disso, passaram para as notas do estúdio. Mas reconheceu que ele e o roteirista Chris Terrio, talvez não fossem os melhores escritores para tornar o filme da Liga da Justiça mais engraçado.
Então, fizemos as mudanças para o estúdio. E vou ser franco, Chris [Terrio] e eu não somos os caras mais engraçados do mundo, não somos como escritores de piadas incríveis – sou apenas 100% honesto sobre isso [risos] – e tínhamos Ezra e ele é muito engraçado, esse era o papel dele, ser o Flash, ser jovem, ser um pouco irreverente e admirar Batman e Superman. E ele fez um ótimo trabalho, e essa parte foi ótima, mas eu acho que o processo – e é um processo clássico de estúdio de Hollywood – e em sua defesa, eles só podem reagir como reagem…
Snyder não teve a chance de terminar seu pensamento e os Irmãos Russos meio que completaram, dando entender que os estúdios são reativos. Pedem coisas que eles acham que o público quer, mas sendo reativos atrás da curva em um ritmo glacial. É o que eles querem agora, no momento, e muitas vezes esse “agora”, o que o público quer daqui a dois anos. E por isso é melhor seguir seus próprios instintos.
Era para ser uma minissérie
Inicialmente, Liga da Justiça seria uma minissérie de 6 episódios, para HBO Max. Entretanto, no DC Fandome, o formato anunciado foi de quatro episódios, já havendo uma primeira mudança na ideia original.
Originalmente, tínhamos falado sobre fazer [Liga da Justiça] como seis partes a ser lançadas separadamente, mas havia algumas regras legais…”
Em seguida, Joe Russo acrescentou que a mudança de ideia poderia ter relação com os contratos de TV para o elenco, caso o filme fosse dividido em uma série.
Todo mundo ficou tipo, ‘Ahhh, não faça isso!’. [brincou Snyder]
Ao final, recebemos uma obra de quatro horas de duração. O editor de Liga da Justiça de Zack Snyder, Dody Dorn, confirmou que o filme é a série editada como uma peça única. Quase tivemos o Snyder Cut como um evento semanal.
Você pode ouvir a conversa completa abaixo, as legendas traduzidas automáticas para português estão funcionando relativamente bem, facilitando quem não é fluente na língua portuguesa.
Já conhece o nosso Portal no Twitter?
Entre para o Fandom, acompanhe as novidades e faça parte dos Movimentos pró-Zack Snyder!
Descubra mais sobre Portal Zack Snyder BR
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
2 comentários
Minha nossa que ideia horrível fazer um triângulo amoroso, pqp…só de imaginar q eu realmente botei fé na liga da justiça dele e seria essa porcaria…
Você chegou a ler que foi uma ideia descartada logo cedo? Ou é aquele tipo de “hater” que nem lê e veio argumentar com base nas demais notícias que usaram isso de título?