Zack Snyder quer fazer uma série de TV para a Netflix, mas sua ideia é um suposto “tabu”. Atualmente, em entrevista ao Podcast “The Joe Rogan Experience”, Snyder falou sobre sua adaptação do livro “A Nascente” (The Fountainhead) ser algo que ninguém quer produzir. Entretanto, o diretor se aprofundou um pouco mais no assunto.
Apesar de Zack Snyder ter seu foco em direção e produções de filmes, seus interesses não se limitam à tela grande. Segundo o próprio, Snyder possui uma ideia para uma série de televisão que os serviços de streaming simplesmente não querem pegar. E a série e justamente sua adaptação para The Fountainhead. Na conversa Joe perguntou se Zack considerou fazer uma série para Netflix.
“Falamos muito sobre isso. Quer dizer, ninguém quer ‘Fountainhead’, mas é isso que eu queria fazer. Eu apresentei para eles [Netflix] ‘The Fountainhead’, porque escrevi uma super adaptação desse livro. Acho que seria incrível, mas ninguém quer fazer porque acham que é tabu. Ayn Rand é tabu.”
Quais são as vertentes do livro?
Para referência, The Fountainhead (A Nascente) é um romance de 1943, escrito pela autora russo-americana Ayn Rand. O livro segue um arquiteto que se recusa a ceder aos padrões e pressões convencionais aceitos. Quando Rogan perguntou por que Ayn Rand é considerada “tabu”, o diretor admitiu que alguns acham que “o livro é uma peça de propaganda fascista”. Apesar dele enxergar como “um comentário direto sobre fazer um filme”.
“Eu não sei. Ela é tabu entre os intelectuais porque acham que ela é uma fascista e acham que o livro é uma peça de propaganda fascista. Não é por isso que eu gosto do livro. Acontece que eu gosto porque, para mim, é um comentário direto sobre fazer um filme, certo? Um filme sobre um arquiteto que não fará os prédios que todos querem que ele faça e a luta que ele passa para conseguir fazer os prédios do jeito que ele quer fazê-los. Claro, eu gosto disso. Tenho certeza de que há muitos diretores de cinema que não gostam de ‘Fountainhead’, mas eu apenas acho que o livro diz mais.”
Dado que Snyder é conhecido por seu estilo característico e que os fãs lutaram para que ele lançasse sua visão de Liga da Justiça, é fácil entender porque uma história dessas fascina o cineasta. Snyder continuou explicando como Ayn Rand chegou à sua história para The Fountainhead e por que é “uma coisa que eu sempre quis fazer”.
“Ayn Rand escreveu ‘Fountainhead’ em resposta direta a ser notada em um roteiro que ela havia escrito. Ela estava estudando esse filme sobre arranha-céus e continuava enviando versões do roteiro e eles continuavam a fazer mudanças e mudanças até que ele se tornou irreconhecível. […] Ele foi mudado até se desintegrar ou desaparecer. Então, sim, isso é uma coisa que eu sempre quis fazer. Mas eu não sei se o mundo permitirá isso.”
Quanto ao motivo pelo qual a escritora e seu trabalho são supostamente um assunto delicado, Zack Snyder admitiu que é “exclusivamente um fanático de The Fountainhead”.
“[O livro] ‘A Revolta de Atlas’? Justo. Quer dizer, você pode brincar com isso. Eu sou praticamente um fanático de ‘Fountainhead’. Também porque é melodrama. É a coisa mais melodramática de todas.”
Vale ressaltar que Zack Snyder nem sempre planejou que sua adaptação de The Fountainhead fosse uma série de TV. Ao falar com The New York Times, em 2021, ele se referiu ao projeto como um “filme” e notou seu potencial para uma divisão polêmica, dizendo: “Precisamos de um país menos dividido”.
Quando perguntado se isso soaria errado dadas os recentes eventos políticos, ele disse: “Acho que sim. Mas veremos. Não estou com pressa”. E Zack Snyder parece não estar mesmo com pressa, já que em 2018, o Deadline informou que The Fountainhead deveria ser seu próximo projeto. E, voltando mais no tempo, em 2016, ele falou sobre o projeto com o The Hollywood Reporter, chamando o livro de “uma tese sobre o processo criativo”.
“Temos ‘The Last Photograph’ (Horse Latitudes) com o qual venho trabalhando há muito tempo. É um projeto pequeno e estranho sobre um fotógrafo de guerra no Afeganistão. Tenho trabalhado em ‘The Fountainhead’. Sempre achei que ‘The Fountainhead’ era uma tese sobre o processo criativo e o que é criar algo. Warner Bros. possui o roteiro [de Ayn Rand] e eu estive trabalhando nisso um pouco.”
Por que a Netflix não quer The Fountainhead de Snyder?
Qualquer pessoa que conheça a história de Zack Snyder entende por que The Fountainhead é atraente para o cineasta. E, como o diretor é mais conhecido por filmes de ação estilizados, seria refrescante vê-lo abordar uma adaptação de livro com uma mensagem forte por meio de um formato de série de TV.
Mas devido à divisão do livro e ao clima político atual, a abordagem de Snyder – não importa quão inocente seja – se ofuscaria provavelmente pela política. Independentemente dos melhores esforços e intenções dele e da Netflix. Além disso, a necessidade de caçar um problema para justificar a antipatia sobre Zack Snyder poderia ser agravada por esse projeto.
Por enquanto, o público terá uma ideia de uma série de TV no estilo Snyder quando as séries animadas Army of the Dead: Lost Vegas e Twilight of the Gods, estrearem na Netflix.
Portal Zack Snyder • BR: De fã para fã
Acompanhe as novidades em nossas Redes Sociais e faça parte do Nosso Grupo!
Descubra mais sobre Portal Zack Snyder BR
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.