Remake do filme de 2003, protagonizado por Eddie Murphy e baseado em uma atração do parque temático da Disney, Mansão Mal-Assombrada se aproveita de toda a áurea mística que envolve a cidade de Nova Orleans. O longa visa, assim, contar uma história sobrenatural divertida para toda a família.
- Trailer:
- Sinopse: Mansão Mal-Assombrada é sobre uma mulher e seu filho que alistam uma equipe heterogênea, dos chamados especialistas espirituais, para ajudar a livrar sua casa de invasores sobrenaturais. Gabbie (Rosario Dawson) é uma mãe solteira que se muda com seu filho de nove anos para uma mansão em Nova Orleans que eles compraram por um preço surpreendentemente baixo. Eles querem começar uma nova vida ali, mas logo percebem que algo está errado com a casa. É assombrado e Gabbie pede a ajuda do padre local Kent (Owen Wilson). Ele, por sua vez, traz uma cientista viúva e uma vidente malsucedida (LaKeith Stanfield), uma médium do bairro francês (Tiffany Haddish) e um historiador obstinado (Danny DeVito). Juntos, eles querem livrar a casa dos espíritos malignos.
Minhas impressões
A princípio, a produção mostra um funeral que mais parece uma festa. Herança das influências que os povos africanos e caribenhos deixaram para criar a atmosfera que envolve o misticismo local. E em razão da superstição que envolve a cidade de Nova Orleans, esta se tornou conhecida, ao longo dos anos, por diversas lendas locais sobre casas mal-assombradas. Fazendo com que, todos os anos, milhares de turistas a visitem para fazerem os “tour fantasmas”.
Nesse sentido, passamos a acompanhar um grupo peculiar, de personalidades distintas, buscando derrotar o fantasma incompetente da vez. Desta forma, entre planos mirabolantes e muita magia, eles desenvolvem laços e vão evoluindo, cada um a sua maneira, em suas respectivas jornadas. Dentre elas, a que mais se destaca é a da aceitação do luto, que remete diretamente ao começo do filme.
No que tange ao humor do longa, essa nova versão derrapa ao não ter um protagonista com a mesma eficiência cômica de um Eddie Murphy. Pois, ainda que o elenco entregue um trabalho sólido e ocasionalmente divertido, por outro lado, também falha ao, raramente, serem hábeis em demonstrar algum senso de urgência durante as perseguições sofridas. Os efeitos visuais também não ajudam muito a prender a atenção, sendo que em certos momentos até me afastou um pouco da experiência. Da mesma forma, a edição apresenta alguns cortes abruptos, cujo timing não fizeram sentido.
Conclusão
Meu temor ao assistir um filme baseado em um parque temático é a de, possivelmente, testemunhar uma ação de marketing de alto orçamento, ao invés de uma narrativa consistente. Desse modo, ainda que Mansão Mal-Assombrada obviamente ajude a promover sua atração homônima, também busca contar uma história. No entanto, está longe de ser inédita e com algumas falhas, tem os seus méritos. Em suma, consegue executar com dignidade o que inicialmente foi proposto: ser um filme familiar leve e divertido, apesar de instantaneamente esquecível.
Mansão Mal-Assombrada estreia nos cinemas, dia 20 de julho de 2023.
Já conhece o nosso Portal no Twitter? Confira nossas Cabines de Imprensa
e outras Críticas do Portal sobre as Obras do Snyder! Acesse, também, o nosso site anexo, UmDCnauta,
para ficar por dentro das principais notícias das produções cinematográficas!
-
Podia ser Melhor6/10 Podia ser Melhor
Descubra mais sobre Portal Zack Snyder BR
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.