Amados por muitos e odiados por alguns, os três filmes de Zack Snyder, no DCEU, têm tons completamente diferentes, mas conseguem manter sua coesão e seu universo expandido. O Homem de Aço, Batman Vs. Superman e Liga da Justiça de Zack Snyder são bem distintos, tendo características únicas e visões próprias, mesmo que funcionem como um único filme de quase 10 horas.
É muito comum ouvir dos defensores dos novos rumos da DC que “os filmes de Zack Snyder são completamente iguais, com um só tom e estilo, sendo fechados e não abrindo caminho para mudanças”. Apesar da estética parecida, basta fazer uma breve análise dos três filmes, sem má vontade, que será possível identificar as discrepâncias.


A fotografia de BvS foi feita por Larry Fong, fortalecendo ainda mais a tese de que Zack Snyder fez filmes igualmente distintos. Já a trilha, também de Hans Zimmer, foi muito carregada dramaticamente. Sombria, pesada e com muita força emocional, se mostrou bem diferente da trilha de O Homem de Aço, mesmo que ainda utilizando a estrutura de duas notas de piano. Para deixar registrado, é interessante citar que a estruturação musical das trilhas de Superman e Lex Luthor é a mesma, só invertendo a ordem dos toques. Na do Superman, é basicamente um Dó-Ré, e na de Lex é um Ré-Dó. Pode conferir! Dito isso, BvS é um filme sobre morte, desconstrução e sofrimento, mas também é uma obra de reconstrução, ressurreição e novas chances.

A Liga da Justiça de Zack Snyder se reinventa no seu próprio eixo, sendo mais leve, engraçada e familiar, marcando uma verdadeira origem da justiça. Diferentemente de Batman Vs. Superman, Liga da Justiça de Zack Snyder é um filme de união, força, reinvenção e alvorada, como o próprio final do filme quer demonstrar, basta notar as cores empregadas na reunião da Liga após a luta contra o Lobo da Estepe. Deixando uma menção honrosa ao trabalho de Junkie XL, que deu a dimensão do que o evento precisava e se diferenciou, ainda que homenageando, de seu tutor Hans Zimmer. É só escutar Superman Rising part 2. Ainda é Hans Zimmer, mas é completamente diferente!
Mesmo com suas controvérsias, os filmes de heróis de Zack Snyder marcaram época no cinema e é por isso que a #RestoreTheSnyderVerse segue em alta. Não queremos um copiar e colar como a concorrência, mas filmes artísticos e com coesão, com a grandiosidade e o tamanho que esses heróis merecem, com tons que se encaixem nestas histórias incríveis e uma boa trilha sonora de tirar o fôlego.
Já conhece o nosso Portal no Twitter?
Entre para o Fandom, acompanhe as novidades e faça parte dos Movimentos pró-Zack Snyder!
Descubra mais sobre Portal Zack Snyder BR
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.