Os campos de trigo que cobrem grande parte da Lua de Veldt são essenciais para o seu povo. Como as fontes de alimento são um recurso instável na galáxia, a colheita fértil é também a razão pela qual a comunidade agrícola recebe ameaça. Os aldeões de Veldt dependem do trigo para alimentação e troca, sendo ele sua principal fonte comercial. Neste sentido, quando o Império aparece e exige um dízimo de trigo da aldeia, a aventura de Kora e outros rebeldes se inicia, em Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo.
A importância do Trigo!
O que poucos sabem, talvez, é que o trigo associa-se frequentemente à prosperidade, abundância, fertilidade, renovação, felicidade, bênçãos divinas e alimento espiritual. Na Bíblia, ele ganha um símbolo de fartura, colheita farta e sustento material. Também representa a Palavra de Deus e a fé. Assim, quando Zack Snyder focou quase 6 minutos da filmagem de Rebel Moon – Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes, divididas em 3 cenas para representar o trigo, ele nos apresentou seus significados de forma poética. A primeira cena do trigo, aparece após a morte da Princesa Issa, que representa a espiritualidade, seguida da entrega de Kora à Gunnar. A segunda, após Noble expressar a sua esperança em se tornar o Salvador do Império e a terceira para representar a abundância da colheita, em Veldt.
Apesar de as cenas do trigo serem criticadas por uma parcela do público, apenas por conta da Câmera Lenta usada nelas, vale lembrar que o trigo também serviu como parte da estratégia do General Titus para proteger os aldeões de Veldt. Além disso, os trigos não só foram empilhados contra as estruturas prediais, como a Casa Comunal, para que o Império não as destruíssem, como as espigas foram usadas para treinamento dos aldeões. Ou seja, os trigos não só são importantes como fonte comercial de Veldt e motivo para a invasão do Império no primeiro filme, mas também é parte importante do segundo filme. Por este motivo, tornou-se necessário dar este enfoque nas filmagens.
“Se não agirmos rápido, a destruição do seu vilarejo será inevitável. Agora, quanto tempo leva para realizar a colheita? […] Tem que ser feito no tempo de 3 dias. Precisamos de cada homem e mulher disponíveis. O grão será nossa arma mais poderosa! Sem isso, eles podem eliminar nossa existência desta órbita. Se produzirmos rápido, poderemos usar o grão tanto como barganha, quanto escudo.” ~ General Titus.
Contribuições à história!
Como consequência deste foco especial ao trigo, algumas histórias também se desenrolam e se locupletam. Por exemplo, ao abrirem mão do trigo como fonte comercial, e usá-lo a seu favor para se protegerem dos tiros do Império e como base estocada para atirar, os aldeões ressignificam a necessidade e importância do trigo para a sobrevivência de seu povo. Nêmesis, por sua vez, consegue se conectar a Veldt, sobretudo às crianças da aldeia, buscando salvá-las até o seu fim trágico. As crianças representam a fertilidade e a esperança. Enquanto Milius, finalmente consegue ver Veldt como seu novo lar, e Titus como um local onde poderá se redimir de seu passado, renovando o seu presente.
Outra passagem bem interessante que nos remete ao trigo, tem origens bíblicas. Em Mateus 13:24–30 durante o Juízo Final, os anjos vão separar os “filhos do maligno” (o “joio”, ou ervas daninhas) dos “filhos do reino” (o trigo). A magnitude com que Snyder consegue nos apresentar a importância do trigo é ímpar, isso porque o Aris representa, justamente, o joio separado do trigo. Assim, o trigo, em Rebel Moon, traz muita simbologia consigo e Zack Snyder é mestre em nos apresentar de forma sublime, cada uma delas.
Contribuições de Snyder!
Vale lembrar, ainda, que Zack considera as Câmeras-Lentas como um “quadro em movimento”, dando destaque a alguma ação em especial. No caso, vários frames destacados referem-se à colheita. Somem a ela, o fato de que Snyder, literalmente, plantou trigo para a cenografia de Rebel Moon. Inclusive, com ele, desviou um rio no deserto, para montar o cenário do filme.
“Se não me engano, ele plantou 600 mil metros quadrados de trigo, construiu uma vila inteira nas montanhas para as cenas em Veldt, desviou um rio para que ele passasse no meio do deserto… é impressionante. Todo esse trabalho nos ajudou muito a imergir na aventura que os personagens estavam empreendendo, e é um luxo nessa era em que o CGI pode resolver tudo para você”. ~ Staz Nair (Tarak).
Dessa forma, o trigo representa, em Rebel Moon, o símbolo de sucesso no trabalho e as conquistas na vida. Portanto, isto posto, é justo afirmar que ele merecia o destaque recebido. Não somente nos campos de batalha, como na real essência dele para a história das duas partes de Rebel Moon.
Você já tinha se dado conta disso? Deixe nos comentários abaixo a sua opinião sobre isso!
Portal Zack Snyder • BR: De fã para fã
Acompanhe as novidades em nossas Redes Sociais e faça parte do Nosso Grupo!
Descubra mais sobre Portal Zack Snyder BR
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.