Saúde Mental é, sem dúvidas, um assunto delicado da vida de Zack Snyder e foi debatido mais detalhadamente, durante o Podcast “The Joe Rogan Experience”. O diretor diz estar orgulhoso de seus fãs terem ajudado a arrecadar mais de US$ 1 milhão para a Fundação Americana para Prevenção do Suicídio, após a morte de sua filha.
Ao aparecer no Podcast “The Joe Rogan Experience”, Snyder disse que as pessoas que chamam seus fãs de “tóxicos”, também deveriam considerar que alguns também ajudaram a salvar vidas com suas doações para uma instituição de prevenção de suicídio e para aumentar a conscientização sobre a saúde mental, em geral. O próprio Snyder chamou alguns de seus fãs como tóxicos, por seus comportamentos em relação à Liga da Justiça e ao fandom, em geral. Ele ainda disse que não apoia esse tipo de comportamento. Entretanto, observou que alguns fãs usaram sua paixão para ajudar no arrecadamento de dinheiro e na conscientização sobre saúde mental. No entanto, também lembrou que recebeu ameaças de morte de anti-fãs, por exemplo.
No caso da Liga da Justiça, eles se alinharam. Eles disseram, ‘Há um filme lá fora que queremos ver.’ E é em torno de uma luta que tivemos como família. Tudo se juntou. As pessoas dizem, ‘o fandom é tóxico’ e ‘eles estavam tão zangados para obter o corte’. Porém, vidas foram salvas pelo dinheiro que essas crianças arrecadaram. Vidas, literalmente. Vidas reais e tangíveis foram salvas por aquele dinheiro que essas crianças, que vocês dizem ser ‘fãs tóxicos’, arrecadaram. Eles também são responsáveis por salvar vidas. Vocês têm que reconhecer isso. Se não, o legado que eles foram capazes de criar será desconsiderado. Eu não farei isso. Eu não posso fazer isso.
Momento Delicado em Família
O CEO da Fundação Americana para Prevenção do Suicídio, Robert Gebbia, anteriormente, havia falado sobre como a campanha Release The Snyder Cut.
“Criou-se uma verdadeira comunidade de apoio e suas mensagens encorajadoras de esperança irão longe para ajudar outros a saberem que não estão sozinhos.” Gebbia acrescentou: “Estamos honrados em fazer parte deste movimento e somos gratos por tudo o que estão fazendo para salvar vidas.”
Snyder prosseguiu, dizendo que vê seus filmes como “marcadores de tempo” e eventos, incluindo a morte de sua filha.
Perdi minha filha por suicídio. Deixei um filme famoso. A coisa que eu volto a olhar nos filmes é que eles são realmente esses marcadores de tempo, mesmo que eles meio que transcendam o tempo, de forma estranha. Eles existem além do tempo em que foram registrados. A coisa que você espera é que no final, os marcadores signifiquem algo para as pessoas. A saúde mental tem sido uma grande coisa para minha esposa e para mim, desde a perda de minha filha. Sempre tentamos o melhor que podemos – mas os fãs arrecadaram mais de um milhão de dólares para apoiar a AFSP. Foi legal que os filmes, esses momentos, agora em retrospecto, tenham um propósito. Que os fãs tenham tido essa oportunidade de se juntar a nós e estar conosco. É um estigma enorme. Ninguém quer falar sobre estar com problemas, ou que não estão bem.
Surpreendentemente, Zack disse que está sendo mais intencional, ultimamente, para lembrar às pessoas que discutir suas lutas de saúde mental pode ser algo bom de se fazer.
O que temos tentado fazer ultimamente, tanto quanto podemos, é dizer “ei, é bom”. “Está tudo bem”. “Não é um sinal de fraqueza”. “Não é nada”. “É real”. “É 100% parte de ser humano”. É uma coisa fácil de dizer, ‘Ah, é apenas estresse, estou bem, não estou deprimido. Estou bem.’ E é fácil tentar superar’. É minha esperança como família que os filmes, e nossa conexão com os fãs e essa causa tenham sido realmente profundas.
Suas próprias batalhas
O diretor também compartilhou uma história de suas próprias lutas com saúde mental, quando estava fazendo o filme Watchmen, em 2009.
O que eu estava passando, naquele dia, quando filmamos isso – com o que eu estava lutando, com o que eu estava tentando lidar. Isso é real. Isso é uma coisa difícil. Isso foi apenas a vida sendo irregular para nós. Tentando fazer um filme. Vivendo no Canadá. Estar longe das crianças. Toda essa luta.
Além de apoiarmos a Fundação Americana de Prevenção ao Suicídio (AFSP), aqui no Brasil, e também sob o conhecimento do próprio Zack Snyder, possuímos a campanha da qual revertemos o lucro das vendas dos produtos, com estampas doadas pelos artistas, para o Centro de Valorização da Vida (CVV). Você pode adquirir os produtos em nossa loja.
Portal Zack Snyder • BR: De fã para fã
Acompanhe as novidades em nossas Redes Sociais e faça parte do Nosso Grupo!
Descubra mais sobre Portal Zack Snyder BR
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.