Quando alguém fala sobre comédia romântica, o que te vem à cabeça? Adora ou pensa que é apenas filmes que seguem aquela famosa receitinha de bolo? O que o diretor Michael Jacobs quis fazer, em Casamento em Família, foi simplesmente fugir do velho e batido (e clichê) filme de comédia romântica, voltada para pessoas mais jovens.
- Trailer:
- Sinopse: A história conta sobre Michelle e Allen, um casal que chegou a certo ponto em seu relacionamento onde estão considerando os próximos passos. Eles decidem convidar seus pais para finalmente se conhecerem e oferecerem alguma compreensão de porque o casamento funciona. Só não sabem que os pais já se conhecem muito bem, o que leva a algumas opiniões muito distintas sobre o valor do casamento.
Minhas Impressões
De uma forma leve e despreocupada, o filme nos mostra como é difícil manter um casamento por muitos anos. E também como nossa bagagem emocional pode nos afetar. Casamento em Família, como o nome já diz, relata a vida conjugal de dois casais sessentões, as coincidências do destino, a importância do diálogo para a sobrevivência de um bom relacionamento e sua influência na vida dos filhos.
Diane Keaton (O Podereso Chefão) é uma senhora casada e religiosa, que se pauta nas emoções para tomar qualquer decisão, enquanto seu marido, vivido por Richard Gere (Uma Linda Mulher), é um homem preocupado com a idade e mais racional. Do outro lado temos a atriz Susan Sarandon (The Rocky Horror Picture Show) que faz uma mulher carente e que, por este motivo, racionaliza qualquer decisão a ser tomada em relação ao amor, diferente de seu marido Sam, vivido por William H.Macy, que acredita que o amor ainda exista.
Embora uma boa parte da trama se dê em torno da difícil decisão de se casar ou não, o casal Allen e Michelle, vividos por Luke Bracey e Emma Roberts (sobrinha de Julia Roberts), respectivamente, passam a ser meros coadjuvantes que ligam a história desses dois casais.
Conclusão
O tempo de duração de Casamento em Família é pouco mais de 90 minutos, o que inicialmente é um ponto positivo. Entretanto, quando o fim vai se aproximando, é possível perceber que poderia ter mais uns 15 minutos para explorar um pouco mais os protagonistas. Outra ponto positivo no filme é a forma como foi utilizada a comédia nas horas corretas. Afinal, uma boa risada não faz mal a ninguém, certo?
Tendo uma mentalidade mais madura, é fácil se identificar com qualquer um dos personagens, independente do casal. Isso porque a vida é feita de relacionamentos, sendo eles complicados ou não. Esse é o objetivo principal do filme: discutir e tentar mostrar o lado racional e emocional desse sentimento complexo, chamado amor.
Porém, não indico Casamento em Família para adolescentes que mal iniciaram sua vida amorosa. É possível que não consigam se identificar com os personagens e fiquem desconfortáveis para assisti-lo. Já para pessoas que querem passar o tempo com um filme divertido e ao mesmo tempo inteligente, é uma boa pedida.
PS: Eu daria 7,5 para o longa, por deixar confuso o protagonismo no enredo. Mas, aqui, o sistema é bruto e eu realmente gostei do conteúdo e complexidade das histórias paralelas, então…
Casamento em Família estreia nos cinemas, dia 23 de fevereiro de 2023. Em alguma cidades, haverá sessões disponíveis em 17 de fevereiro. Consulte a programação de sua região.
Já conhece o nosso Portal no Twitter? Confira nossas Cabines de Imprensa
e outras Críticas do Portal sobre as Obras do Snyder! Acesse, também, o nosso site anexo, UmDCnauta,
para ficar por dentro das principais notícias das produções cinematográficas!
Descubra mais sobre Portal Zack Snyder BR
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.