Homem-Aranha: Através do Aranhaverso pode se resumir em mais cores, mais texturas, mais personagens e… mais OSCAR! Sim. Afinal, como superar o insuperável? A Sony Pictures nos presenteou com a resposta. Esta é uma obra metalinguística, visto que os pensamentos paradoxais estão, estreitamente, relacionados ao conceito de Multiverso, ponto central dessa obra-prima. ~ Viu? Está tudo conectado! Literalmente!
Com uma explosão de efeitos visuais e sonoros, a animação inicia definindo o emocional atual do Miles Morales e Gwen Stacy. Com isso, busca situar o público sobre os rumos seguidos por cada um dos personagens, sobretudo após os eventos de Homem-Aranha no Aranhaverso (2018). Por fim, tenta retratar como a separação os afetaram, e assim permanece.
Abordando as relações familiares dos personagens, o longa-metragem cresce em carga dramática e profundidade de narrativa. Isso se deve, graças às divergências comportamentais entre os membros dos seus respectivos núcleos. Ferramenta essa, explorada com excelência para adentrarmos nos traumas da Spider-Gwen.
E por falar em traumas, essa é a palavra-chave para a trama girar e da parte dos antagonistas. ~ Sim… oS antagonistaS ~ Estes possuem motivações bem estabelecidas, baseadas nas conturbadas emoções remanescentes, oriundas de uma situação crítica pessoal e aliadas a não saber lidar com as consequências de forma saudável.
- Trailer:
- Sinopse: Depois de se reunir com Gwen Stacy, Homem-Aranha é pego através do Multiverso, onde ele encontra uma equipe de Pessoas-Aranha encarregada de proteger sua própria existência.
Minhas Impressões
A Sony extrapolou as minhas expectativas, que, por sinal, estavam altíssimas com a animação.
De maneira geral, eu esperava cores e, simplesmente, recebi um universo em aquarela. O ambiente conversava diretamente comigo, enquanto observava atenciosamente os diálogos bem escritos das cenas entre Gwen e seu pai, o Capitão Stacy. Eu esperava texturas e, simplesmente, fui agraciado por poder visitar inúmeros universos e suas estéticas ímpares. Além disso, pude apreciar o movimento em tela de personagens, com traços completamente distintos. E, ainda assim, soava harmônico, crível. ~ Foi assim que Hobie Brown, o Spider-Punk me cativou!
De maneira idêntica, eu esperava participações especiais & easter-eggs e, simplesmente, não consegui conter a euforia diante das surpresas. ~ A saber, cirurgicamente inseridas no roteiro. ~ Ademais, eu ainda esperava profundidade e, simplesmente, assisti uma jornada de amadurecimento bem desenvolvida, pautada na gana de buscar o novo, e na autoconfiança de se reconhecer enquanto capaz. Podemos ver isso, não somente pelo contexto do Homem-Aranha, como também do seu alter ego.
E o que falar dos vilões? O desenvolvimento de personagem, em Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, referente aos antagonistas foi impecável. Isso porque por exemplo, ao nos apresentar Mancha como piada, tal como era visto e se sentia, foi algo genial! Afinal, o público foi compreendendo a dimensão dos seus poderes ao mesmo tempo que ele, até que a piada passou a ter ciência de que era uma ameaça.
Conclusão
Em suma, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, foi muito mais do que achei que seria o auge. Ousou e inovou e, mais uma vez, a produção fez história. O tom foi, milimetricamente, acertado. A dinâmica conversava com a sonoplastia, o drama com as cores, a fotografia com a emoção, tudo muito bem calculado. Podemos ver esses aspectos em todos os núcleos, somando as nuances de cada personalidade, como a imponência exalada pelo Miguel O’Hara, o Homem-Aranha 2099. Pelo estilo gráfico, era nítido tamanho poder.
Particularmente, sou apaixonado por cenas dramáticas em meio a chuva. Com Homem-Aranha: Através do Aranhaverso eu vivi a experiência de contemplar o Miguel em arranha-céus, sob a chuva e o neon… ~ Meu Deus!
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso , estreia nos cinemas, dia 1º de junho de 2023.
Já conhece o nosso Portal no Twitter? Confira nossas Cabines de Imprensa
e outras Críticas do Portal sobre as Obras do Snyder! Acesse, também, o nosso site anexo, UmDCnauta,
para ficar por dentro das principais notícias das produções cinematográficas!
-
O Melhor!10/10 O Melhor