Reutilizando a fórmula dos filmes de “roadtrip” já eternizados na cultura do cinema de comédia besteirol americano, Loucas em Apuros chega aos cinemas prometendo um refresco nesse gênero, em razão da diversidade cultural apresentada.
Mas será que é o suficiente para divertir a audiência?
- Trailer:
- Sinopse: Loucas em Apuros acompanha um grupo de quatro mulheres e seus processos de descoberta interior e da vida, enquanto embarcam em uma aventura única. As amigas viajam para a China à procura da mãe biológica de uma delas, enfrentam situações inusitadas e fortalecem ainda mais o laço que já existia entre elas.
Minhas impressões
Inicialmente, o filme promete dialogar com temas interessantes: Xenofobia, sexismo e a importância da cultura para a construção de uma identidade própria para o indivíduo ásio-americano. Contudo, o aprofundamento de tais temas não se mostra, em momento algum, uma prioridade para os idealizadores do longa. Ao invés disso, eles preferem abraçar diversas conveniências de roteiro. Seja através de abruptas mudanças de personalidade das personagens principais ou do uso de clichês de filmes do gênero.
Em muitos momentos, as piadas são até bem entregues. Especialmente devido ao fato de que diferentemente da ótica masculina, geralmente predominante em filmes de comédia de estilo parecido, temos aqui a perspectiva de quatro mulheres asiáticas. O que teoricamente deveria apresentar novas ideias.
Entretanto, ao aderir quase que totalmente a uma temática primordialmente sexual, que marcou principalmente as comédias do começo dos anos 2000, apenas a vulgaridade continua a mesma. Afinal, a falta de carisma de alguns personagens, em vários momentos, falha em divertir, além do constrangimento alcançado pelo choque. Embora seja algo explicado através de um específico dialogo expositivo no começo do filme, em momento algum é justificado, de fato.
O ponto alto do filme vem pela direção de fotografia, em especial nas cenas filmadas na China. Esta, consegue transportar a audiência para os belos campos do interior do país. A trilha sonora também tem tudo para agradar aos fãs de músicas orientais.
Ademais, devido ao potencial que a história possuía, creio que com um pouco mais de polimento, especialmente no roteiro, na direção dos atores e na edição do filme, seria possível conseguir um produto final cativante, reflexivo, e principalmente, mais divertido.
Conclusão
Ainda que esporadicamente engraçado, Loucas em Apuros se mostra uma oportunidade desperdiçada e decepciona por não cumprir com o que, implicitamente, era proposto no começo do filme. Com algumas atuações abaixo da média, acabou por deixar um gosto amargo neste espectador. Pois ainda que consiga arrancar risadas isoladas, advindas das situações absurdas pelas quais nossas protagonistas passam em tela, ao final se prova, também, um deserto de novas ideias.
Loucas em Apuros estreia nos cinemas, dia 03 de agosto de 2023.
Já conhece o nosso Portal no Twitter? Confira nossas Cabines de Imprensa
e outras Críticas do Portal sobre as Obras do Snyder! Acesse, também, o nosso site anexo, UmDCnauta,
para ficar por dentro das principais notícias das produções cinematográficas!
-
Ruim4/10 Ruim
Descubra mais sobre Portal Zack Snyder BR
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.