Ao som de “Eu sou o seu esquema preferido”, Um Dia Cinco Estrelas é o típico filme de comédia brasileira que teria mais graça se fosse no improviso. No entanto, para quem curte Sessão da Tarde, é agradável o suficiente para dar uma chance e passar um tempo rindo de todo o besteirol exagerado.
- Trailer:
- Sinopse: Em Um Dia Cinco Estrelas, acompanhamos Pedro Paulo (Estevam Nabote) após ele decidir colocar seu amado Opala dos anos 70 na rua, trabalhando como motorista de aplicativo para ajudar a família a sair do sufoco e realizar o grande sonho de sua mãe, que é viajar para Buenos Aires. Ao longo de seus dias levando passageiros para cima e para baixo, ele passa por diversas situações inusitadas, divertidas e que transformam totalmente a sua rotina. Enquanto isso, sua esposa Manuela (Aline Campos) tenta se tornar uma funcionária exemplar na loja em que trabalha e conquistar o cargo de gerente, disputando com o ambicioso Oswaldo (Marcos Breda).
Minhas Impressões
Um Dia Cinco Estrelas não se aprofunda em nenhuma relação, porque na verdade busca contar um dia muito louco de um recém motorista de aplicativo, em 1 hora e meia. E, no estilo de “um dia de fúria”, onde tudo acontece, neste longa não foi diferente. Contudo, ao apresentar todos os núcleos, trabalhou a máxima “consideramos justa toda forma de amor”, o que pode ser visto de maneira positiva, pela visibilidade. Entretanto, ao ver as relações trabalhadas de maneira rasa com o único intuito de fazer graça, pode não parecer muito respeitoso para determinadas comunidades. O ponto é que, aqui, depende muito do espectador. Portanto, para quem busca um filme leve, em Um Dia Cinco Estrelas pode encontrar. Mas, para quem busca representatividade trabalhada de maneira séria, com algum ensinamento sobre isso, talvez saia do cinema levemente decepcionado(a).
Por exemplo, as situações paralelas do longa são passageiras e de resoluções simples, mas não críveis, o que dificulta uma identidade com os personagens. Para começar, colocam na mesma régua de sentimentos, a materialidade desenvolvida por uma lembrança de alguém querido, à todas as relações humanas. E, por se tratar de uma ‘comédia romântica’, passa a impressão de colocar a materialidade acima das relações que realmente importam. Ou seja, se por um lado a complexidade da questão possa virar um bom debate, em Um Dia Cinco Estrelas, virou motivo de piada, entendem?
Agora, diferente dos filmes brasileiros, é uma comédia romântica que não precisou ser sexual para ser minimamente boa, e não tem aquelas frames silenciosos cansativos que podem dar sono. É um filme bem dinâmico e se distancia do enjoativo, mesmo forçando no tom pastelão. O enredo mantém o ritmo e, neste ponto, não decepciona. Mas, francamente, é só.
Conclusão
Calma! Um Dia Cinco Estrelas diverte, e possivelmente agrada o público jovem que gosta de rir sobre besteiras. O ponto é que para quem gosta de piadas mais inteligentes e não de uma mais ‘pastelão’, como é o meu caso, pode achar um pouco bobo ou forçado. Entretanto, admito que algumas sacadas foram bem interessantes e podiam ter ditado o tom da comédia inteira. Bem, pelo menos para equilibrar e agradar públicos mais diversos. Só para exemplificar, confesso que ri mais com os erros de gravação, do que com o tom adotado pela comédia no filme.
Senti falta de desenvolverem ao menos uma relação de maneira mais profunda, embora tenham tentado criar uma de mãe e filho. Mas, senti que o que importava para o Pedro Paulo, ainda que ele tenha tentado, era mais não perder o Opala, do que a própria família. As histórias paralelas seguiram o mesmo ritmo: rápido e raso, mas em algum ponto divertido. O que salva Um Dia Cinco Estrelas, pelo menos para mim, foi a criatividade. Não do conceito, mas do dinamismo. É como se para explicar que todo mundo tem um ‘amor eterno’, valesse tudo, inclusive uma música de um único verso.
E como diriam os fãs da série Superman & Lois, a filha foi esquecida no churrasco. Eu, realmente, pensei que ela teria alguma relevância para o filme, mas acabou que foi só para construir mais um núcleo sem profundidade, o que me causou estranheza, afinal era o principal.
Um Dia Cinco Estrelas estreia nos cinemas, dia 6 de julho de 2023.
Já conhece o nosso Portal no Twitter? Confira nossas Cabines de Imprensa
e outras Críticas do Portal sobre as Obras do Snyder! Acesse, também, o nosso site anexo, UmDCnauta,
para ficar por dentro das principais notícias das produções cinematográficas!
-
Podia Ser Melhor6/10 Podia ser Melhor
Descubra mais sobre Portal Zack Snyder BR
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.