O Universo Estendido da DC está repleto de oportunidades perdidas. Algumas, como a visão original de Zack Snyder para a Liga da Justiça de 2017, foram realizadas posteriormente. Mas a maioria permanecerá não realizada à medida que o DCEU se reinicia para o DCU sob a orientação de James Gunn. No entanto, nenhuma dessas oportunidades perdidas é tão decepcionante quanto o destino de Flash, que finalmente chegou depois de anos de atrasos apenas para decepcionar fãs e críticos.
Mas não precisava ser assim. E talvez ninguém saiba disso melhor do que Jay Oliva, o artista de storyboards em vários filmes do DCEU, que também dirigiu o aclamado filme de animação da DC, Flashpoint Paradox e está trabalhando nas séries animadas de Zack Snyder, para Netflix.
Quando estávamos fazendo a Liga da Justiça de Zack Snyder, eu fui fundamental para falar com eles sobre como o Flash seria e tudo mais.
Oliva cedeu recentemente uma entrevista ao Inverse. O artista revelou o plano original do estúdio para uma trilogia completa de Flash, culminando em um crossover com Flashpoint. Junto com o surpreendente vilão do Flash que estaria manipulando tudo ao longo do DCEU.
O papel de Jay Oliva
Após dirigir Flashpoint Paradox, Oliva trabalhou nos storyboards das quatro primeiras temporadas de The Flash da The CW, criando a maioria das cenas de ação da série. Então, quando a Warner Bros. decidiu fazer um filme do Flash em live-action, Oliva esteve envolvido desde o início.
Eu trabalhei com Seth Grahame-Smith, o primeiro diretor que foi contratado para o Flash. Fiz um storyboard para ele. Fiz esse teste. Acho que nunca o vi, mas ele obteve aprovação para o filme.
Quando Grahame-Smith deixou o projeto em 2016 por “diferenças criativas”, Oliva continuou envolvido e Rick Famuyiwa assumiu como novo diretor.
Trabalhei com Rick por uns seis ou sete meses nesse filme do Flash, até que Rick saiu [em outubro de 2017]. O elenco estava em Londres. Estavam construindo cenários. Quando Rick saiu, mudei de direção e fiz as refilmagens para o final de Mulher-Maravilha.
Enquanto pouco se sabe sobre o filme cancelado do Flash de Famuyiwa (que em alguns momentos incluía Ray Fisher como Ciborgue e Gal Gadot como Mulher-Maravilha), uma coisa é clara: não era nada parecido com o filme lançado em 2023.
O filme de Rick não seria o Flashpoint. Originalmente, seriam apenas os cinco filmes de Zack e um filme paralelo, que acabou sendo Esquadrão Suicida.
Warner quis mais após o sucesso do novo Superman
Mas após o sucesso de O Homem de Aço, a Warner decidiu apostar tudo em seu universo cinematográfico.
O filme de Rick seria uma série de filmes, assim como Aquaman. Eu acho que todos esses filmes seriam planejados para serem trilogias.
Os filmes do Flash seriam particularmente importantes para o DCEU. No entanto, devido ao plano de introduzir um vilão clássico da DC: Eobard Thawne (também conhecido como Professor Zoom ou Flash Reverso).
O filme de Rick estava preparando o terreno para o Zoom como o grande vilão do Universo DC. O Professor Zoom estava manipulando tudo, porque ele tinha vindo do futuro para basicamente atrapalhar a vida de Barry. Nos filmes do Flash, Zoom seria o vilão nos bastidores. Mas também em outros filmes paralelos, você veria algumas influências de Zoom no restante da Liga da Justiça.
Oportunidades Perdidas
Tudo isso culminaria em um filme de Flashpoint, que Zack Snyder revelou anteriormente em um evento para fãs em 2019, que encerraria sua saga focada no Superman e serviria como um reboot para todo o universo.
No final da quadrilogia de Darkseid de Zack, ou algo assim, acabaríamos com uma versão da Liga da Justiça Sem Limites do Snyderverse.
Disse Oliva, referindo-se ao popular desenho animado dos anos 2000 que apresentava um extenso elenco de super-heróis da DC.
E então, você inverte. Faz o Flashpoint Paradox. Todos os amigos agora são inimigos, e é um mundo em que você não quer viver. Você pode reiniciar o universo e apresentar um novo elenco dessa forma. Porque depois de 10 anos, os atores precisam seguir para outra coisa.
Para Oliva, esse planejado filme do Flashpoint também seria uma oportunidade de dar vida ao seu filme animado original, completo com seu conflito épico e destruidor de mundos entre as Amazonas e os Atlantes. (Tanto nos quadrinhos quanto no desenho, a história gira em torno de um triângulo amoroso fatal envolvendo Aquaman e Mulher-Maravilha).
Eu queria realmente capturar a seriedade dos quadrinhos, mas também preparar o terreno para adaptar isso como se fosse um filme de ação da Marvel [ele diz sobre seu filme animado de 2013]. Eu só pensei que teria sido fantástico. Imagine Jason Momoa lutando contra Gal Gadot e então tendo essa história de amor?”
“Todas as oportunidades perdidas”, conclui Oliva, com um toque de nostalgia.
Fazer parte disso foi tão emocionante, e então ter que mudar de direção. É meio triste. Eu adoraria ter visto tudo chegar a esse ponto.
Jay Oliva falou também falou sobre o filme cancelado de Batman de Ben Affleck. E como a produção integrante do Snyderverse, exploraria os 80 anos de mito do super-herói.
Já conhece o nosso Portal no Twitter?
Entre para o Fandom, acompanhe as novidades e faça parte dos Movimentos pró-Zack Snyder!
Descubra mais sobre Portal Zack Snyder BR
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.