A influência da mídia em Batman Vs. Superman

A influência da mídia em Batman Vs. Superman

Que a mídia e o jornalismo causam mudanças em tudo que os rodeiam, não é novidade para ninguém. Em Batman Vs. Superman, essa dinâmica não é diferente da do mundo real, muito por conta da visão de Zack Snyder, que busca inserir os heróis na realidade e projetar as dificuldades das pessoas nos pensamentos deles.

Poderíamos falar, aqui, sobre a influência da crítica especializada no falacioso insucesso do filme, mas é assunto pra outra hora. Neste texto, iremos exemplificar o papel da mídia, dentro das relações impostas no filme, como, por exemplo, a luta de Clark com Perry White para dar uma cara mais popular ao Planeta Diário, mesmo que sem sucesso. Neste ponto, Clark Kent tenta divulgar as ações do Batman em Gotham, mas não conclui o objetivo.

Já do lado mais escuro da baía, Bruce se atenta muito à cobertura televisiva, principalmente após a explosão do Capitólio. Lá, a mídia tenta imputar uma participação infundada do Superman no ato terrorista. O papel da mídia, aqui, é jogar um contra o outro, deixando no ar a possibilidade de alguns desses conglomerados pertencerem a Lex Luthor.

“Armas não são o único armamento” | O Homem de Aço e Batman Vs. Superman

De volta à Metrópolis, podemos relembrar uma montagem com feitos do Superman, seus atos de heroísmo e a visão das pessoas que o vêem como um deus. Deve existir um Superman? Essa questão é levantada pelos especialistas e jornalistas, até mesmo por Woodburn, claramente um sensacionalista.

É interessante ressaltar a diferença editorial dos jornais de Gotham e Metrópolis. Em Gotham, uma cidade mais obscura, violenta e rígida, o sensacionalismo fala mais alto. Já em Metrópolis, totalmente o oposto, há um ar de esperança e agradecimento às ações do Superman. Mais um ponto para Zack Snyder, que representou bem o que aconteceria se os fatos estivessem ocorrendo no mundo real.

Após rever o filme, fica claro que os vilões não são apenas Lex Luthor e Doomsday. A mídia e o jornalismo sensacionalista de Gotham, além da omissão de Metrópolis, em específico o Planeta Diário, também fizeram crescer o sentimento de injustiça e raiva dos protagonistas, culminando na batalha entre Batman e Superman.


Já conhece o nosso Portal no Twitter?
Entre para o Fandom, acompanhe as novidades e faça parte dos Movimentos pró-Zack Snyder!

Lucas Gomes

Fã do cinema e de trilhas sonoras, aprendi a amar a DC muito cedo, encontrando nos filmes de Zack Snyder ideais para levar por toda a vida. Aproveite a jornada!

6 thoughts on “A influência da mídia em Batman Vs. Superman

  1. Cara, eu vou falar: Que texto do caralho! Sério… essas percepções, acho, só quem é da área, mesmo, pra perceber. Eu lembro de ter ficado puta com a abordagem da mídia, mas daí a comparar cada uma delas, WOW!!
    Adorei o artigo, sério! Parabéns, Lucas!!!

  2. Parabéns pelo texto e pela percepção! Poucas pessoas conseguiram notar esse detalhe no filme, muitos atribuíram (de forma tola) a crescente tensão entre os protagonistas as diferenças que ambos possuem entre si, no entanto, como você mesmo colocou, existem 3 vilões.

  3. Nossa, excelente ponto de vista sobre o filme, eu tinha reparado o quanto a mídia influencia, mas não havia notado a diferença da de Gotham pra de Metrópolis, maravilhoso! Zack Snyder é espantoso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.