Madrugada dos Mortos (Dawn of the Dead) é um filme de terror lançado em 2004, com Zack Snyder na direção, e com o roteiro por George A. Romero e James Gunn. Com distribuição da Universal Pictures, a produção é uma releitura da clássica obra, de mesmo nome, conduzida pelo cineasta e roteirista George A. Romero, considerado o pai do zumbi moderno. Sua versão estendida do diretor foi lançada para Blu-ray, aprimorando a experiência dos fãs com a obra.
- Trailer:
- Sinopse: Uma praga assola os EUA, que acaba dominado por milhões de zumbis canibais. Um pequeno grupo de sobreviventes refugia-se em um shopping center.
Minhas Impressões
Em sua primeira direção para os cinemas, Zack Snyder aprimora a base fundamentalista criada por Romero. E a transforma, com sua visão criativa, num dos melhores filmes do gênero.
Na versão de Snyder, vemos uma protagonista feminina dominar a trama, por parte de Sarah Polley, a enfermeira Ana. O diretor, que hoje é conhecido por suas personagens imponentes, traz seu primeiro olhar para essa competência. No longa de 78, também há uma protagonista envolvendo a narrativa, mas na sua repaginação, o cineasta explora diversas características que a transformam em um símbolo de determinação.
Despertar dos Mortos vs Madrugada dos Mortos
Como estamos tratando de um remake, as comparações são inevitáveis, já que estamos abordando um clássico da história do cinema. No entanto, a “nova” obra consegue provar que, mesmo com a receita em mãos, é possível realizar uma história ainda melhor. O único grande ponto em comum entre as produções é a centralização do shopping, na qual o grupo de sobreviventes se une para se proteger do apocalipse zumbi e dos invasores.
Ao traçarmos linhas paralelas entre os projetos, vemos abordagens com críticas sociais proeminentes. Por exemplo, a mídia televisiva, para questões éticas e morais. No filme de Zack Snyder, todos esses parâmetros são levados até o grupo que está alojado na ambientação principal, sendo o foco central da narrativa a relação humana no meio do caos instaurado que luta pela sobrevivência.
Nesse contexto, há uma grande diferença no shopping, já que George Romero insere seus protagonistas como seres consumistas diante de todo o capitalismo que o cenário impõe. Desta forma, não explora um lado “realista” da situação. Por outro lado, não vemos uma invasão por mais um grupo de sobreviventes no longa de Zack, pois o diretor opta por colocar somente o real conflito contra os mortos-vivos.
Leia também: Crítica sobre “Army of The Dead: Invasão em Las Vegas”
Somado a isso, o cineasta muda a perspectiva de seus zumbis, os colocando mais inteligentes, hostis e aterrorizantes. Contudo, a quantidade desses monstros que se acomodam ao redor do ambiente é aterrorizante e cria um clima de tensão incrível quando os personagens centrais têm que sair do estabelecimento. Nesse cenário, Snyder acomoda um verdadeiro terror aos espectadores e também os faz refletir sobre atitudes do grupo ao longo da jornada de cada um.
Versão de Zack Snyder
Logo, a versão estendida do diretor mostra complementos de cenas, tomadas adicionais e um final “alternativo” que levam os fãs da versão tradicional a um pouco mais de imersão na cosmologia desse universo. Sendo esse o primeiro olhar primordial de Zack Snyder para as telonas e terror que futuramente voltaria a explorar na Netflix em Army of the Dead: Invasão a Las Vegas (2021).
Conclusão
Em suma, Madrugada dos Mortos de Zack Snyder não é somente um dos melhores filmes já feitos pelo diretor, mas se torna um dos melhores já realizados no terror. Pelo menos, desde sua atmosfera até a condução de sua linearidade narrativa, e passando por diversos momentos empolgantes e apreensões.
Portal Zack Snyder • BR: De fã para fã
Veja mais Críticas do Portal, acompanhe-nos nas Redes Sociais e faça parte do Nosso Grupo!
-
Ótimo9/10 Ótimo
Descubra mais sobre Portal Zack Snyder BR
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.