Beau DeMayo, criador da série animada da Marvel X-Men ’97 elogia o filme O Homem de Aço de Zack Snyder, enquanto sutilmente critica Martin Scorsese. O criador frequentemente usa esse filme de Snyder de inspiração em sua série animada.
Às vezes, alguns cineastas que são tão grandes que suas meras opiniões viram manchetes. De Christopher Nolan a Martin Scorsese, alguns cineastas visionários conquistam uma base de fãs tão massiva que tudo o que dizem se torna de extrema importância. No entanto, às vezes essa fama pode sair pela culatra, pois suas opiniões podem ser interpretadas de muitas maneiras.
Um exemplo é Scorsese afirmar que os filmes da Marvel não são “cinema”. Com apenas uma declaração, o ambicioso diretor atacou todo um fandom que se espalha por muitos continentes.
X-Men ’97 encontrou sucesso de maneiras inexplicáveis. O programa animado deveria despertar nostalgia e recontar a maravilhosa história dos poderosos X-Men. No entanto, fez muito mais do que isso ao atrair novos fãs para a equipe de super-heróis e continuar a história de maneiras que os fãs nunca imaginaram. O criador do programa, Beau DeMayo, é conhecido por suas opiniões vívidas e visões firmes que frequentemente compartilha em seus canais de mídia social.
O post mais recente de DeMayo destaca sua apreciação pelo filme O Homem de Aço de Zack Snyder. Estrelado por Henry Cavill e Amy Adams nos papéis principais como Superman e Lois Lane, o filme foi uma obra definidora de gênero no formato de filmes de super-heróis.
No entanto, junto com suas palavras de apreciação, DeMayo também fez uma referência sutil às observações passadas de Martin Scorsese sobre como os filmes de super-heróis (especialmente da Marvel) não são considerados grande cinema.
DeMayo destacou uma cena particular em O Homem de Aço onde a clara divisão entre o mundo de Superman e Lois Lane é visível. A tensão da cena e a história de amor prenunciada são brilhantes, provando que filmes de super-heróis fazem parte do cinema quando bem feitos.
A opinião de Martin Scorsese sobre os filmes da Marvel
Anteriormente, em 2019, antes da pandemia causar estragos e paralisar sistemas inteiros em vários campos, o cineasta Martin Scorsese afirmou que os filmes da Marvel não têm as complexidades para tornar o cinema verdadeiramente especial.
Eu não os vejo. Eu tentei, sabe? Mas isso não é cinema. Honestamente, o mais próximo que posso pensar sobre eles, por mais bem feitos que sejam, com atores fazendo o melhor que podem dadas as circunstâncias, é como parques temáticos. Não é o cinema de seres humanos tentando transmitir experiências emocionais e psicológicas para outro ser humano.
Essas declarações viraram manchete e causaram uma enorme revolta entre os fãs fervorosos de filmes de super-heróis, especialmente da editora Marvel. Diversos criadores comentaram sobre a fala de Scorsese. Entretanto, Zack Snyder, numa entrevista, foi amistoso sobre as palavras do colega. E disse que com certeza achava que o diretor não estava se referindo a seus filmes.
Mas, infelizmente as manifestações de demais criadores não foram pacíficas como de Snyder, o que levou Scorsese a esclarecer sua posição em um artigo de opinião no The New York Times, do qual explicou sua visão sobre o cinema e os aspectos que o tornam grande. O cineasta esclareceu ainda que sua intenção nunca foi criar polêmica ou causar uma reação negativa.
Portal Zack Snyder • BR: De fã para fã
Acompanhe as novidades em nossas Redes Sociais e faça parte do Nosso Grupo!
Descubra mais sobre Portal Zack Snyder BR
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.