O Superman e a Ressurreição

O Superman e a Ressurreição

O Superman é um dos heróis mais importantes dos quadrinhos. Diga o que quiser ou seja fã de um herói diferente, não importa. Reconhecer o tamanho do Homem de Aço é imprescindível para saber apreciar as principais histórias de heróis, seja na DC, na Marvel ou em editoras menores. Dado ao tamanho do Superman, é fácil encontrar heróis com características semelhantes as dele, mas nenhum contém a sua essência. E isso será explicado mais adiante neste texto, principalmente pelos fãs.

O último kryptoniano é tão relevante que se torna alvo de diversas discussões na internet. Há os que digam que apenas a interpretação que eles gostam é a verdadeira, mas a parte mais legal do Superman são suas diversas formas de ser apresentado. Seja pastelão ou modernizado, o personagem é capaz de cativar todos que o vêem.

O SUPERMAN E JESUS CRISTO

Ao se estudar o Superman e suas origens, não comparar o herói a Jesus Cristo se torna uma missão difícil. Mesmo que os cristãos mais ferrenhos não gostem de comparações, a homenagem, aqui feita, é interessante de várias formas.

Primeiramente, a capacidade de aguçar a curiosidade dos mais jovens é impressionante. Tendo o contato inicial com o herói, existem inúmeras formas de se aproximar da religião, o que pode ser saudável para diversas pessoas.

Acredite ou não, até mesmo fora da religião, Jesus Cristo foi uma personalidade que deixou ensinamentos importantíssimos e que se fossem seguidos, seríamos melhores como humanidade. Dito isto, o mais legal desse texto, ainda está por vir. E o resultado pode ser chocante pra muitos de vocês…

O SUPERMAN DE CRISTOPHER REEVE

O ano era 1978, e as pessoas puderem imaginar que o homem poderia voar. O filme do Superman foi um sucesso inquestionável, sendo até hoje um dos filmes de quadrinhos mais relevantes da história, sendo aclamado pela crítica e público. A atuação de Christopher Reeve, a trilha sonora icônica e o roteiro bem escrito ficaram marcados e abriram, de fato, a porta para tudo que temos atualmente.

Christopher Reeve é, para muitas pessoas, o Superman ideal. Forte, heroico e bondoso, é basicamente um herói perfeito, ou seja, sem defeitos. A defesa pelos ideais, o sorriso no rosto e as frases de efeito eram aplaudidas e repetidas por quem o assistiu. Em um mundo ideal, seria a pessoa ideal, mas não vivemos em um mundo ideal, vivemos?

O SUPERMAN REAL

Após um hiato, entre 1987 e 2006, o Superman voltou às telonas. Ainda sob a sombra de Cristopher Reeve, Brandon Routh entregou uma atuação honesta, mas que era apenas uma cópia daquilo já visto em 1980. – Não vou considerar Superman 3 e 4, do mesmo jeito que não considero Josstice League. – Sem atender às expectativas da Warner, o maior herói da história foi posto de lado.

Mas, no ano de 2013, O Homem de Aço foi aos cinemas e nos entregou uma obra épica, digna de Zack Snyder e do Superman. Modernizado, o herói recebeu uma pegada mais séria e real, que se encaixa perfeitamente no mundo real.

Antes, preocupado com frases de efeito e sorrisos, as preocupações do Homem de Aço se tornaram mais reais e humanas, trazendo visibilidade para problemas como ansiedade, depressão e dificuldade de atender às demandas recebidas.

Como alguém que se identificou com o Superman, criado por Zack Snyder e Henry Cavill, é difícil entender quem crítica a atuação do ator, ou a falta de heroísmo por parte do personagem. Já provei em várias oportunidades o erro dessas afirmações, mas vou deixar, aqui, para caso queiram ler.

O SUPERMAN PARA OS FÃS

Como Portal SnyderCut•BR, fonte de notícias sobre Zack Snyder, não chamar os fãs para comentar algo seria difícil. Neste feriado de Páscoa, consegui reunir nossa Equipe, e outras pessoas importantes, que gostam e queriam falar sobre o significado do Superman pra eles.

Não dá pra começar de maneira diferente senão com Andre e Raquel, os responsáveis pela existência desse projeto lindo, que começou a voar e não parou mais. Para eles, esse é o significado do Superman:

Andre Guilherme (Idealizador e Editor-Chefe)

“O Superman representa o impossível. Todas as coisas que eu sonhava, quando pequeno, eram solidificadas naquele personagem. Eu sabia que não poderia ser como ele, mas se tentasse ser, eu seria alguém bom. Cresci com as histórias do Superman e, na fase adulta, quando vi o mito de ‘O homem de aço’ ser remodelado e o seu significado se tornar ‘esperança’, eu fiz a ponte direta com o meu passado e soube o porquê dele sempre ter sido o meu super-herói preferido”.

Henry Cavill ainda pode retornar como Superman nos cinemasRaquel TF (Revisora e Editora-Chefe)

“O Superman, pra mim, representa a exemplificação da empatia e da inclusão. Não só pela sua história em Krypton e pelo acolhimento recebido pela família Kent, como pelo fato dele ser um alienígena, que se humanizou a tal ponto (essência) de se sentir incluído em uma sociedade totalmente diferente da sua. Só por aí, já me passa uma centena de pensamentos sobre aceitação, solidariedade e amor ao próximo, dele para os outros e dos outros para com ele. Às vezes, ainda, produzo analogias do tipo ‘superpoderes’ como sendo ‘dons/diferenças’ e a capacidade de aceitar as pessoas do jeito como são. Bem como, também, a incapacidade de alguns verem os dons ou diferenças dos outros, com olhos solidários, não preconceituosos. Não por menos, se tornou um dos meus super-heróis prediletos… talvez pelo fato de ser professora e enxergar ‘quase tudo’ de forma didática”.

O SUPERMAN PARA A EQUIPE SCBR

Para a editora e narradora Ingrid Barboza, a voz por trás de vários vídeos do SnyderCut•BR, o Superman tem um significado importante na vida pessoal.

“O Superman, para mim, é a 2ª chance. Representa reavaliar algo que eu achava que conhecia e conseguir perceber isso de forma diferente. Foi isso que aconteceu entre o Superman e eu. A princípio, eu não gostava dele, não o enxergava como humano, não me reconhecia nele, parecia um robô programado para sempre fazer o que é certo, como se o mundo fosse ‘preto no branco’. E, na verdade, após O Homem de aço, passei a enxergá-lo diferente, como um cara que tem o poder de fazer, literalmente, tudo o que quer, mas escolhe tentar fazer a coisa certa, por mais que nem sempre seja fácil saber o que é o certo a ser feito.
E, por meio desse filme, eu consegui me conectar com ele, principalmente na cena na escola em que ele começa a ter vários estímulos diferentes, no início do descobrimento de seus poderes, o que parece muito com o que sinto, quando estou com a minha ansiedade atacada. Uma enxurrada de pensamentos que não consigo controlar, que me paralisam. E o Superman me ajudou a me entender e a lidar melhor com isso, dando uma segunda chance às coisas que, antes, eu não conseguia fazer”.

Para Jonathan Halffen, o J, editor e narrador da SnyderCut•BR, o Homem de Aço é enorme e muito mais que, apenas, ‘atitudes genéricas’.

“Superman, para mim, é o símbolo máximo de esperança que nenhum outro herói pode replicar. Ele não é só ‘músculo’ dentro de uma fantasia apertada, de cueca vermelha por cima da calça e uma capa. Ele é o pai dos super-heróis e uma inspiração para grandes obras da cultura pop, como um todo. Superman mostra que não precisa ser desse planeta para ser humano. Ele mostra como cada pessoa pode ser alguém maior e ir mais além, mesmo com todas as dificuldades. Mesmo não sendo de aço, cada um tem um Superman dentro de si. Superman é um símbolo de força e esperança para nós mesmos em dias difíceis e para os que precisam”.

Samuel Torres, editor da SnyderCut•BR, também comentou sobre o maior herói do mundo:

“Superman nos mostra que ser um homem não é o mesmo que ‘ser um humano’. E que ‘ser humano’ é sempre o melhor caminho, mesmo quando estamos no vale das sombras. E, por fim, que nesses momentos devemos manter a esperança e olhar para frente para conseguir voltar para a luz”.

O SUPERMAN PARA OS ADM’s DE PÁGINAS DA DC

Para Diego Henrique, do site Legado da DC, mesmo sendo um alienígena, o mais interessante do Superman é o seu lado humano:

“Há uma ideia muito comum entre os fãs da DC Comics de que ‘a melhor coisa sobre o Superman é o quão humano ele é’. De fato, essa é a melhor definição sobre o que o Último Filho de Krypton significa. No entanto, como todo humano, o Superman é dotado de fraquezas, sentimentos, angústias e dúvidas. Clark não nasceu perfeito ou otimista, mas sua jornada o transformou no ser humano completo e chave hermenêutica de como cada um de nós podemos ser. Ele é o melhor que a humanidade pode oferecer. Mas também representa nossas dores, nossas lutas e nossa esperança de nos tornarmos, cada dia, alguém melhor para com os outros”.

Matheus Alves, administrador da DC Brasil Team, falou um pouco sobre a representatividade do Superman para ele:

“O Superman é, simplesmente, o maior super-herói de todos os tempos. Ele é um símbolo. Um símbolo que representa um ideal para aquilo que todos nós gostaríamos de ser. Um símbolo de esperança. E o seu senso de justiça e de bondade é uma das coisas que mais me faz apaixonar por esse personagem. Todo o significado que ele traz para a humanidade é maravilhoso”.

Henrique Camelo, da página Superman Brasil, também deu a sua opinião sobre o Homem de Aço.

“Desde que me entendo por gente, já sabia quem era o Superman, ou melhor, eu tinha a ideia de quem era esse personagem. Com roupa azul, capa vermelha e um S no peito, sabia que ele salvava pessoas e combatia o crime, mas na medida em que vamos crescendo e amadurecendo, consumindo outros quadrinhos, livros e experiências, vamos percebendo que o Superman é muito além disso.
O Superman é um símbolo de esperança, uma voz da paz. Por mais que isso possa parecer contraditório, sendo ele o homem mais forte do universo. Mas, o peso de conseguir fazer tudo e ser capaz de tudo, fez ele se colocar na obrigação de fazer TUDO o que pode: ajudar, salvar, entender, compreender e estar por TODAS as pessoas da Terra. Portanto, um Superman não é um cara forte, alto ou qualquer coisa que lembre um deus da mitologia Grega. Superman é só um cara que, o tempo todo, quer fazer aquilo que acha certo e fazer o máximo que pode, para todos os dias, tornar o mundo um lugar melhor para todos!”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Acho que não deveria dizer mais nada, pois tudo que queria expôr, já foi dito pelos fãs. Para mim, o Superman é só mais um cara tentando fazer a coisa certa, e isso é inerente a sorrisos, caricaturas ou cuecas por cima da calça. O Homem de Aço é mais do que ‘apenas um conjunto de atitudes perfeitas’. Ele é o que há de melhor em nós, mesmo com todos os defeitos. Afinal, quem seríamos se não fossem nossos erros e acertos, hein?

Para finalizar, gostaria de dizer que o Superman é aquilo que você interpreta dele. Muitas vezes, espelhamos nossa vida em personagens, facilitando a aceitação das nossas dificuldades. Defendendo Zack Snyder, como sempre faço, entendo e amo a visão que ele tem para o herói. É amável, forte e nem um pouco artificial.

Seja qual for o seu Superman favorito, o importante é valorizar a essência dele, que é o que há de melhor em nós. O que é o Superman para você? Conta pra gente, nos comentários abaixo! Ah, e…

#RestoreTheSnyderVerse


Já conhece o nosso Portal no Twitter?
Entre para o Fandom, acompanhe as novidades e faça parte dos Movimentos pró-Zack Snyder!

Lucas Gomes

Fã do cinema e de trilhas sonoras, aprendi a amar a DC muito cedo, encontrando nos filmes de Zack Snyder ideais para levar por toda a vida. Aproveite a jornada!

One thought on “O Superman e a Ressurreição

  1. O Superman para mim é literalmente ESPERANÇA. Minha ligação com o personagem começou com o filme Homem de Aço, na época do lançamento do filme, estava passando por um período muito difícil na vida, meu pai havia falecido em um acidente de carro e isso me deixou em uma tristeza profunda. Lembro de assistir Homem de Aço com lágrimas nos olhos do começo ao fim, pois eu me sentia conectada com aquela história de um jeito que não sei explicar. Ao fim do filme, sorri junto com o Clark e foi meu primeiro sorriso depois de 2 meses da perda do meu pai. Portanto, o Superman significa pra mim a esperança de que mesmo nos piores momentos algo, ou alguém poderá te fazer sorrir novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.