Novo ou Velho DCEU? Os atuais rumos em direção ao Snyderverse

Novo ou Velho DCEU? Os atuais rumos em direção ao Snyderverse

Que a DCEU tem virado notícia, ultimamente, não é novidade para ninguém. Mas, o quanto isso pode ser indício de restauração do Snyderverse? Acompanhem o raciocínio.

O universo fracassado ~ que de tão fracassado ~ ainda dá lucro para a Warner, mesmo após 5 anos de seu lançamento, surpreende novamente. Não bastando a acusação de Tatiana Siegel, através da Revista Rolling Stone, de que o impulsionamento do movimento pró-SnyderVerse teria sido favorecido por bots, tivemos que lidar com muita ofensa gratuita de hater, durante todos esses anos. Dentre as ofensas, as poucas argumentações versavam a respeito de bilheterias, compreensão dos quadrinhos, “abandono do estúdio”, entre outras alegações.

Bem, os números de engajamento, lucro e streamings provaram que o SnyderVerse, sobretudo a Liga da Justiça de Zack Snyder, se tornou um Fenômeno Global. A Jornada do Herói, de Joseph Campbell, desmente toda a afirmação de que Zack não entende de quadrinhos, ou do Superman e Batman, pois descreve com precisão os 12 passos, desde o chamado à aventura, ao reconhecimento como herói. E, por fim, não foi bem um “abandono do estúdio”, né? Teve jogada da própria Warner para afastá-lo (em pleno luto da filha Autumn). ~ E quem desconversa sobre isso, boa gente não é.

O começo da nova era do DCEU

Com a troca dos executivos da Warner e a junção dela com a Discovery, muita coisa começou a mudar. Se alguém ainda duvidava, basta acompanhar os últimos acontecimentos para ter certeza. ~ E, quem sabe, admitir? ~ A exemplos, temos o convite que Zack recebeu para se tornar personagem no episódio 365, de Os Jovens Titãs em Ação!. Também o furo do Jason Momoa, anunciando que Ben Affleck estará em Aquaman 2. ~ O que significa dizer que Batfleck vive! ~ E, agora, mais recentemente, o cancelamento do filme da BatGirl. Se é, ou não, uma decisão acertada, só a Warner poderá dizer, mas certamente é uma escolha arriscada. Isso porque o filme que estrelaria Michael Keaton como o Homem Morcego, apesar do aumento do orçamento, devido ao COVID, simplesmente não funcionaria. E esta não é uma fala nossa, mas do próprio estúdio.

Feito sob um regime anterior, “BatGirl” foi inicialmente projetado para ser um lançamento do HBO Max e, em seguida, estava sendo considerado para distribuição nos cinemas. […] A Warner Bros. Discovery está trabalhando para elevar a DC Films a ser vista na tela grande. “BatGirl” não havia sido roteirizado ou produzido como um filme teatral.

A polêmica decisão

Diferente de Liga da Justiça de Zack Snyder, quando estava na pós-produção, o filme BatGirl foi cancelado para todas as plataformas. Considerando que a produção do filme já estava em fase de finalização, o estúdio poderia lançá-lo na HBO Max, mas preferiu cancelá-lo. Por quê? Mais uma coisa na vasta obscuridade do estúdio. Podemos dizer, aqui, que essa nova gestão é um pouco mais corajosa e aprendeu com os erros da anterior? Talvez. Afinal, não colocou um novo diretor para assumir as finalizações e modificar a história.

No entanto, a Warner Bros. Discovery poderia, ainda, lançar o filme, como elseworld, tranquilamente, mas preferiu cancelá-lo, pelo menos por hora, com a promessa de trabalhar com os diretores e a atriz que deu vida à Bárbara Gordon, no futuro. A única resposta provável, no momento, é que perceberam a falta de público, que não retornaria lucro. Do contrário, arriscariam. ~ A antiga gestão, certamente, apostaria nessa jogada! ~ E por que a atual não?

Zaslav havia comentado sobre sua prioridade nos lançamentos cinematográficos. Manter um filme, cuja premissa não era teatral, poderia não dar resultados esperados. Era óbvio desde o início, mas não para “os verdadeiros fãs da DC”. Agora, menos ainda. O que, entretanto, permanece sem resposta é: Quanto dos 90 milhões de dólares de orçamento aprovados, já foram gastos e engavetados? Ou, quanto economizaram nessa fase de pós-produção? Isso teria sido um fator considerado e relevante para o cancelamento do filme?

Repercussões

Okay, mas por que isso importa? ~ Calma, meu pequeno gafanhoto! É que de uma maneira bem egoísta e direta, com o cancelamento de BatGirl, o Keaton não será mais o Batman do DCEU. Com isso, e todos os indícios, o Ben Affleck continua sendo o Homem Morcego, já que o Robert Pattinson é o Batman de um elseworld. E com o Batfleck vivo, a restauração do SnyderVerse fica mais pertinho. ~ Isso seria o estúdio dando voz ao movimento #RestoreTheSnyderVerse? Oremos.

Essa fusão foi implacável desde o primeiro dia e continuará sendo. Na verdade, eu não ficaria chocado se houvesse alguma restauração do universo de Snyder (Cavill ou mais) para fazer Zaslav parecer o salvador do Universo DC. As fusões corporativas são movidas pelo ego e sempre foram. ~ Dan Murrel.

No mundo das possibilidades, isso por si só, é uma senhora resposta ao ódio desproporcional de alguns antifãs do Snyder, e às fake news. Agora, mais do que nunca, quem terá de lidar com a máxima “vocês vão ter que me engolir”, são os haters e todos os negacionistas do Universo criado por ele. E, desculpem-me quem, no momento, pensar diferente, mas quando noticiamos que o Ben Affleck não havia desistido de ser o Batman, indo contra a maré negativa, nos chamaram de loucos. Quando o Portal SnyderCutBR postou a primeira impressão da SDCC, a respeito da confirmação do Snyderverse como Cânone, chamaram-nos de iludidos e mantiveram as gozações desmedidas. Por fim, quando éramos nós, os incomodados pelos rumos da DCEU, falaram para superarmos, porque o ‘universo fracassado’ nunca mais iria voltar.

Contrapontos

De fracassado à “Fenômeno Global” muita coisa mudou e muitos números provaram quem estava equivocado. Agora que os atuais executivos enxergaram a minoria barulhenta que “estava no hype” do “novo DCEU”, e decidiu ir na contramão do “Hamadaverse”, muitos “verdadeiros fãs da DC” acharam ruim. Onde estavam esses fãs, quando o arco dos 5 filmes do Snyder foi abruptamente cancelado? Onde estavam esses fãs, quando o Snyder precisou ser afastado, em luto, vendo sua história ser transformada em paródia, pelo Joss Whedon?

Muitos estão incomodados porque os novos executivos da WBD resolveram dar novos rumos ao DCEU. Alguns, martelam na tecla da falta de empatia, com relação aos atores e equipe de BatGirl, porque as gravações já haviam terminado. Onde estavam estes mesmos fãs, quando surgiram as denúncias de racismo do Ray Fisher, contra o Joss Whedon? Ou as denúncias de ameaça do mesmo diretor, caso a Gal Gadot não refizesse as cenas que erotizariam seu corpo? Onde estavam os fãs, quando todas as contribuições do Kai Zheng (o Átomo), foram completamente retiradas de Liga da Justiça de 2017?

O senso de justiça de alguns “verdadeiros fãs da DC”, bate na própria hipocrisia e volta.

Assertiva ou não, a decisão da WBD sobre os rumos do DCEU, flerta diretamente com o pedido de inúmeros fãs pela restauração do SnyderVerse, doa a quem doer. Para uns, uma sacanagem com os envolvidos no filme cancelado, para outros, um segmento de um universo que parece promissor e organizado. E, ao contrário do que alguns esperam, quem puxar uma hashtag pedindo o “Release the BatGirl” não será rechaçado pelos fãs do Zack Snyder. Nós respeitamos o movimento, porque sabemos que é um direito de todo fã consumir o que deseja.


Já conhece o nosso Portal no Twitter?
Entre para o Fandom, acompanhe as novidades e faça parte dos Movimentos pró-Zack Snyder!

Raquel

Professora, palpiteira, resenhista, revisora, back-end, crítica dos haters, primeira-dama e Staff do SnyderCutBR. Uma entre os mais de 10 mil loucos, insanos, crentes, ~cultistas~, snydetes, stans, fãs, apoiadores, seguidores de Zack Snyder, de suas obras e do nosso Portal. Participante assídua do Release e #RestoreTheSnyderverse, no Brasil, CDF na escola, Nerd na vida adulta. Mergulhei de cabeça na DC e pra sair do padrãozinho, dei uma chance pra cultura asiática, transitando entre os dois universos culturais. 🤭🤫😘

9 thoughts on “Novo ou Velho DCEU? Os atuais rumos em direção ao Snyderverse

  1. Todo vento está favorável a nós
    Sinto que faltam apenas acordos pra tudo ser revelado.
    Espero não estar errado
    #RestoreTheSnyderVerse

    1. Eu que o diga! Esse texto abalou, sem querer, algumas estruturas por aí.. Incomodou um cadinho, por conta da falta de interpretação, mas sigamos.

  2. Olha, estou me sentindo revigorado com essas notícias. Ver uma teoria sua, Raquel, sempre melhora meus dias. Acho que os próximos passos serão ainda mais fortes!

    1. Nem é bem uma teoria, né, Lucas.. É mais uma questão de lógica. Pode estar ou não se encaminhando para um Snyderverse, mas ao que tudo indica, um novo universo não tá nos planos dos atuais executivos. Vamos continuar observando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.